Home | Casa | Como organizar fotos (com dicas para fotos digitais)

Como organizar fotos (com dicas para fotos digitais)

Organização de fotos é organização da nossa história e bons momentos. Se você não sabe como organizar fotos, sejam arquivos impressos ou as fotos digitais, este post vai te ajudar! Manter em ordem fotografias é um jeito gostoso de recordar bons momentos. Os álbuns ajudam e muito a tarefa de manter as fotos em ordem cronológica, mas não são a única forma de manter as lembranças organizadas.

como organizar fotos
Organize fotos em álbuns ou caixas!

Veja como organizar fotos com álbuns

A primeira coisa a se fazer antes de colocar as fotos em álbuns é organizá-las por ordem cronológica. Tente separar por ano e por evento. Por exemplo, crie um álbum somente com as fotos da viagem, outro com as fotos do aniversário dos filhos.

Se você optar por álbuns iguais para arquivar as fotos, crie etiquetas para cada um deles, como “Viagem para o nordeste – 2015” ou “Aniversário do Dudu – 5 anos”. Isso facilitará na hora de puxar um dos álbuns para folhear e recordar.

Agora, mais divertido ainda é ter álbuns temáticos para cada ocasião! Imagine um álbum de casamento inspirado na decor ou ainda com uma bela imagem dos noivos na capa? Ou ainda, o álbum do aniversário com a capa do mesmo tema da festa? Tornará o evento ainda mais gostoso e inesquecível!

+ Álbuns de fotos para todas as ocasiões e feitos à mão

+ Organização: caixas para fotografias, encontre no Elo7

Como organizar fotos
Inspiração e organanização: um jeito fofo de organizar fotos é criando um mural, principalmente para fotos de família ou eventos específicos

Como organizar fotos sem álbuns

Se não quiser utilizar álbuns, que tal caixa de arquivo, aquelas de escritório mesmo? Elas são ótimas, pois podem ser preenchidas com abas etiquetáveis, sendo possível assim organizar por ano, mês e eventos.

Caixas transparentes também podem ser úteis, se forem do tamanho das fotografias, melhor ainda!  Organize-as também com etiquetas para facilitar na hora de escolher a ocasião certa para recordar.

+ Faça você mesma uma criativa caixa-sanfona de fotos

+ Mais posts de organização, confira!

Como organizar fotos digitais

No computador, o jeito mais prático de organizar as fotos é criando pastas por ano e depois subdividindo-as por mês (exemplo: Fotos > 2016 > Janeiro) ou ainda por ocasião (Fotos > 2016 > Aniversário do Dudu). Na hora de organizá-las, aproveite para deletar as fotografias repetidas e as que não ficaram tão boas. Isso poupará espaço.

Há também opções de armazenamento e organização em nuvem, como o Google Fotos ou o OneDrive. O Google Fotos tem um sistema que identifica rostos, objetos e até animais, o que ajuda a categorizar as fotografias, já que ele mesmo já cria pastas. Além disso, o sistema também cria uma linha do tempo por mês e ano. O sistema é gratuito e dá para sincronizar o backup de fotos do celular. Prático, não?

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.