Home | Casa | Dicas para escolher lustres e pendentes

Dicas para escolher lustres e pendentes

Precisa de dicas para escolher lustres e pendentes para sua casa? Independente de qualquer coisa é bacana definir um estilo para a décor da sala ou quarto. Curte um estilo mais clássico? Talvez um lustre seja a sua praia! Para ambientes mais descolados, o pendente pode dar conta do recado. Veja as dicas para ajudar a escolher a melhor iluminação para seu lar.

Encontre aqui diversas opções de lustres, luminárias e pendentes!

 

Lustre pendente dessa loja aqui.

Qual a diferença entre o lustre e pendente?

Por definição, o lustre é uma iluminação suspensa com mais de um foco de luz, seja com velas ou lâmpadas. Podem ser feitos de vários materiais, até dos mais tradicionais, como metal com cristal ou vidro.

Já os pendentes são luminárias geralmente sustentadas por fios e com pegada mais descolada. Podem ser feitos de diversos materiais, cores, estilos… Opções que facilitam na hora de escolher a iluminação ideal de acordo com a decoração da sua casa.

Lustre de cristal legítimo. Encontre aqui.

Onde instalar lustres e pendentes?

Os lustres vão bem em salas de estar ou jantar, devido à exuberância da peça. Alguns modelos também combinam com quartos, porém dificilmente combinarão em uma cozinha! Além disso, imagine limpar gordura dessa peça tão rica em detalhes? Trabalho árduo…

Pendente dessa loja aqui

Já os pendentes são bem versáteis e se adaptam à sala, quarto e, dependendo do modelo, até à cozinha. Por terem um foco de luz mais direto (e consequentemente alguns centímetros de fio pendurado), não são aconselháveis para corredores ou áreas de circulação intensa. Nesse caso, é melhor optar pela iluminação diretamente no teto ou por luminárias.

Lustre de garrafas. Encontre aqui.

Cuidados ao escolher

Se optar por um lustre, considere a quantidade de lâmpadas que irá na peça. Muitas vezes as lâmpadas mais econômicas não ficam esteticamente bem em lustres de cristal. Se a ideia é economia de energia, os pendentes podem ser boa opção.

Verifique também o tamanho do lustre em relação ao espaço de sua sala para que a composição fique harmoniosa. E todo cuidado é pouco na hora de escolher um lustre de plástico ou acrílico, pois as peças podem superaquecer e gerar curto-circuito ou derretimento. Confira também o material da cúpula do pendente. Se optar por tecido ou fibra, quanto mais escura ou fechada for a trama, mais focada e menos difusa será a iluminação.

Lustre de ferro. Daqui.

Distância do teto

Para a escolha do pendente, as possibilidades são quase que infinitas, mas não esqueça de considerar que a iluminação dessa peça é focada, ou seja, se o espaço é grande, pode ser necessário optar por luzes auxiliares, luminárias ou mais de um pendente no local. A distância mínima do pendente para o teto é de 20cm para que a peça cumpra sua função de estar… pendente! Mas observe a altura máxima, não deve atrapalhar a circulação ou campo de visão.

Lustre dessa loja.

E já que o assunto aqui é iluminação, que tal fazer você mesma um pendente tendo como base cano de PVC? O passo a passo completo está nesse link.

Imagens: lojas Elo7

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.