Home | Casa | Dicas para manter plantas dentro de casa

Dicas para manter plantas dentro de casa

Dicas para manter plantas

Casa e apartamento decorados só estão completos quando ganham vida com arranjos de plantas! O verde é essencial para tornar uma casa um verdadeiro lar doce lar! Você concorda? Então vamos descobrir boas dicas de como manter plantas dentro de casa. Veja nossa lista de tipos e cuidados importantes!

Muito sol e pouca rega

Se você é uma dona(o) de casa com pouco tempo e também pouca afinidade com plantas, há espécies excelentes para começar um cultivo e amizade com o verde. Entre elas, estão as suculentas e os cactos! Como bem podem imaginar, o motivo é a quantidade de rega e cuidados essenciais. As suculentas são plantas que dão efeito visual lindo, estão em alta e necessitam apenas de uma ou duas regas na semana. O segredo é mantê-las em contato com a luz solar, próximas a janelas ou varanda, e retirar sempre suas folhas amareladas. Já para os cactos, a rega pode ser ainda menor, uma vez por semana já é o suficiente. Eles também precisam de claridade.

Dicas para manter plantas

Samambaias, elas estão de volta

As samambaias na versão mini, para serem cultivadas em pequenos ambientes, ou aquelas grandes e frondosas para casas e varandas, estão de novo à tona e na moda. E planta sai de moda? Podemos dizer que também são itens decorativos, então, seu ciclo também tem altos e baixos conforme os tipos de decor em voga. Hoje, como a decoração descontraída, com clima boho e alegre está com tudo, é a samambaia a planta queridinha da vez. Elas estão em alta em jardins verticais em paredes e vasos suspensos. Aposte na espécie para áreas de pouca luz e não deixe de regar todo dia. Ao contrário da suculenta, ela precisa de água frequente. Cuide com carinho!

Dicas para manter plantas

Suculentas no tronco Flora Suculenta Feliz  e Arranjo no bambu Eliane Yokota

Onde plantar ou enfeitar

O primeiro passo é respeitar a natureza da planta, ou seja, samambaias em lugares com mais sombra, cactos e suculentas com presença de luz. Ah, e tem outra: espada de São Jorge! Lembra-se desta espécie? Ela também precisa de luz moderada, e deve ser aguada apenas quando a terra de seu vaso aparentar estar seca. Depois, de entender onde a planta se dá melhor, é hora de pensar no vaso e apresentação. Samambaias desenvolvem-se bem penduradas, é aconselhável erguer seus vasos com “hangers” ou armações suspensas feitas com malha ou linha. Veja aqui como criar!

Já vasos com as espadas de são jorge devem ser maiores e por serem mais pesados, ficam bem no chão abaixo de janelas ou entrada de casa. Para as suculentas, a manutenção é fácil e criar arranjos mais ainda: crie composições em terrários, quadros vivos ou vasos pendurados. Aqui temos um post que pode auxiliar.

Dicas para manter plantas

Quadro vivo de suculentas, regador mini Santo Seguilardi e kit de jardinagem Eu que fiz

Que tal se aventurar na jardinagem? Cuidar de plantas é um excelente hobby e torna a casa muito mais aconchegante! Compartilhe com a gente sua experiência!

Imagens externas: Casa e Jardim e Pinterest

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.