Home | Casa | Dicas para montar varanda em apartamento

Dicas para montar varanda em apartamento

Hoje o parceiro do Blog do Elo7, o Viva Decora traz muitas dicas para montar varanda em apartamento. Vamos conferir?

Dicas para montar varanda em apartamento

Quem mora em apartamento sabe que ter um espacinho a céu aberto faz uma baita diferença na hora de aproveitar os momentos de lazer, relaxando, cozinhando ou simplesmente passando um tempo bacana com a família.

Mesmo com pouquíssimo espaço na varanda, principalmente nos imóveis das grandes cidades, é possível criar um ambiente gostoso e confortável para aproveitar todos os momentos de folga. Confira algumas ideias

Dicas para montar varanda em apartamento
Dicas para montar varanda em apartamento: ideias para espaços de todos os tamanhos

+ Confira mais posts do Viva Decora para o Blog do Elo7

+ Veja outras ideias para sua varanda

+ Jardim vertical, ideias para montar o seu

Se você faz questão de ter um pequeno jardim na sua varanda, a dica é subir pela parede, literalmente.

Aposte em um jardim vertical para colocar as suas plantas. Uma estrutura de madeira ajuda a exibir seus vasos e também alguns objetos de decoração como uma gaiolinha, por exemplo.

E mesmo com um espaço bem apertadinho, é possível acomodar um futon, aquele tipo de almofada japonesa, e muitas almofadas coloridas para sentar e se esparramar.

Para aproveitar o espaço o tempo inteiro, sem interferência do clima, o recomendado é fechar sua varanda com vidro. O serviço, mesmo que pareça muito caro à primeira vista, pode fazer valer o custo, afinal o benefício vai ser usar esse cantinho, mesmo quando a chuva apertar lá fora.

Não se esqueça de confirmar com o síndico e vizinhos se o seu prédio permite este tipo de modificação na fachada, ok?

dicas-para-montar-uma-varanda2
Revestimentos diferentes criam uma divisão no espaço

+ Jardins verticais criativos e feitos à mão, encontre aqui

+ Quadrinhos para sua varanda ficar ainda mais charmosa

Cuidados ao escolher materiais para sua varanda

Mesmo que sua varanda esteja fechada com vidro, é preciso se lembrar que os móveis, acessórios e todos objetos do espaço sejam próprios para área externa.

Os estofados devem ser feitos de tecidos impermeáveis, e os móveis, caso sejam de madeira, devem ser envernizados e tratados.

Mesmo assim, é comum que as peças percam a cor e desbotem com a ação do sol, uma manutenção anual é bastante recomendada para manter a sua varanda sempre nos trinques.

Se a ideia é aumentar o espaço de casa, abrir completamente a passagem da sala de estar para a varanda é uma boa ideia inclusive para aproveitar toda a luz natural, use revestimentos diferentes para dividir visualmente os ambientes e aproveite a vista.

A varanda, mesmo pequena pode servir de espaço para receber os amigos para um churrasco, um frigobar com algumas cervejas e uma pequena churrasqueira já podem garantir a carne assada do fim de semana. Cuide apenas para que a fumaça não invada os apartamentos vizinhos e bom proveiro.

Montou sua varanda recentemente?

Tem boas dicas para montar varanda em apartamento?

Compartilhe-as aqui nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.