Home | Casa | Dicas para organizar os brinquedos das crianças

Dicas para organizar os brinquedos das crianças

Precisa de dicas para organizar os brinquedos das crianças? Pode ser numa brinquedoteca, num quarto de brincar, na varanda ou mesmo no quarto de dormir, os brinquedos precisam estar organizados. Para ajudá-la na tarefa, confira as dicas da arquiteta Lígia Bisconti!

como organizar os brinquedos dicas

Dicas para organizar os brinquedos: setorize!

O princípio de qualquer espaço de brincar é a setorização: cantinho dos livros, caixas dos brinquedos pequenos, caixa de sucatas, estante de jogos, estante de bonecas ou carrinhos e assim por diante. Além disso, há brinquedos que são para brincar com um adulto e outros que precisam ficar longe do irmão menor, o que reforça a necessidade de organização e setorização do espaço.

Partindo do princípio que a molecada gosta de brincar, mas não gosta de guardar, recursos de fácil acesso, lúdicos e que fiquem à disposição deles, pode ser um incentivo para a organização funcionar.

Uma estante dedicada só aos livros é importante. Pode ser um revisteiro de parede ou um de chão, prateleiras ou até uma caixa, mas um lugar especial para eles é bacana para a conservação do livro e para que a criança possa observar o que tem e escolher o que quer.

Caixas são aliadas da organização

As caixas temáticas são um dos recursos mais importantes de um espaço de brincar. Os tamanhos podem ser variados e o que elas vão guardar pode ir mudando com o tempo.

Forradas de tecido, de plástico, de papelão colorido com ou sem rodízios, não importa: as caixas temáticas são também ótimos objetos decorativos. Um visor ou uma etiqueta que tenha escrito o conteúdo da caixa faz parte da organização e poupa o tempo!

como organizar os brinquedos dicasTapete organizador de brinquedos Leid Artigos Infantis, estante organizadora Organize Mobili, bolsa para brinquedos BilaBiloca

Um varal improvisado, com pregadores coloridos vira uma galeria para expor os desenhos.

Baldinhos organizam os lápis, giz de cera e canetinhas, são decorativos e podem ficar sobre uma mesa ou mesmo pendurados num gancho na parede.

Um tapete ajuda a delimitar o espaço da criança caso o ambiente seja compartilhado com outras funções ou pessoas.
Periodicamente, junto com um adulto, a criança pode e deve participar da escolha dos brinquedos que irão para doação. Por segurança, brinquedos quebrados devem ser excluídos do acervo.

Você tem mais dicas para organizar os brinquedos das crianças? Conte aqui nos comentários suas ideias e sugestões!

Imagem: Pinterest

string(182) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-decoracao?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_decor_casa&utm_campaign=carrossel_decor"
Arquiteta e especialista em projetos para quartos de bebês, crianças e brinquedotecas. Adora elaborar desenhos para a marcenaria sob medida. Faz projetos para outros ambientes também, mas tem carinho especial pelos espaços para a molecada! Garante ambientes “de capa de revista” todos os projetos! Acesse Ligia Bisconti

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Ola gostei muito das idéias.Aproveito para sugerir para as mamães as caixas de brinquedos da Kryarte…super coloridas ,com rodinhas e se quiser ainda coloco tampa para não entrar poeira.Fazemos também sob encomenda,na medida do quartinho.Um abraço. Giselle Denys
    http://www.elo7.com.br/atelierkryartegiselledenys