Home | Casa | Diferentes tipos de copos: nomes e funções

Diferentes tipos de copos: nomes e funções

Boas dicas para servir! Você conhece diferentes tipos de copos, seus nomes e funções?

Na hora de receber os amigos em casa, é preciso prestar atenção em pequenos detalhes! Você sabia que existem os mais diferentes tipos de copos e taças para cada tipo de bebida? A diferença de formato não é apenas estética, serve para que ressaltem ainda mais o sabor.

Além disso, o estilo traz charme e elegância. Uma das regras básicas para escolher o copo ideal é entender a bebida que será servida. Por exemplo, se o ponto forte é o aroma, escolha copos que favoreçam isso, como uma boca mais larga. Agora, se o destaque é a espuma, escolha copos mais cilíndricos, que permitem o desenvolvimento desse creme. Confira abaixo uma seleção feita pelo ZAP em Casa de copos e taças para tipo de bebida e dicas.

+ Receitas de caipirinhas para sua recepção.

Diferentes tipos de copos: veja cada função e dicas

diferentes tipos de copos

Pilsner

É ideal para cervejas do tipo Pilsen, as mais consumidas no mundo inteiro. Esse tipo de cerveja tem cor clara e baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do recipiente), por isso a abertura maior do copo, que favorece a criação da espuma direcionando o aroma dos ingredientes para o nariz.

Lager (chope)

São os tradicionais copos para chope. Parecidos com os Pilsner, eles têm a boca um pouco mais fechada, o que prolonga a espuma por mais tempo, são mais baixos e com o pé mais grosso, impedindo a transferência de calor.

Cilíndrico

Permitem uma boa formação de espuma, mas não ajudam muito no desenvolvimento do aroma, já que a boca e do mesmo diâmetro do corpo do copo. E indicado para cervejas floradas e frutadas, como Kolsh e Altbier.

Conhaque

Copos como os usados para conhaque são indicados ainda para cervejas fortes, já que são bons para agitar o líquido e capturar os aromas.

Caneca

Normalmente usadas para servir chope ou cervejas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas usualmente são robustos e de vidro grosso. O típico canecão alemão é chamado Mass e comporta 1 litro de liquido.

Dicas anotadas? Agora vem cá buscar o seu copo ideal! 

+ Personalização de copos para festa.

+ Dicas de especialista para mesa  posta.

Fonte: ZAP em Casa – Revista digital especializada em decoração, dicas para a casa, arquitetura, serviços e mercado imobiliário 

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.