Home | Casa | É pop: cerâmica artesanal contemporânea

É pop: cerâmica artesanal contemporânea

Pare para olhar aí na sua casa, ao seu redor. Achou muitos cachepôs e vasos de cerâmica? Ok, era de se imaginar este número… Mas… E peças decorativas, quadros, colares e tigelas para seu pet? A cerâmica ganhou influências do design e está de cara nova! A arte se atualizou e hoje tem exemplos que passam bem longe do vasinho… O material anda pop e mereceu uma seleção de novas formas para a gente se atualizar também. Vamos ver?

Animais esmaltados: a coruja, mascote de muitos lares, dever ter sido a precursora da moda, mas já podemos ver uma série de bichos do material. Os esmaltados de cor única estão em alta e fazem o movimento kitsch ganhar contemporaneidade e mais sofisticação. Os dois exemplos acima são da loja Devaneios Cerâmicos, que apresenta várias peças com ares atuais.

Novos usos: talvez já tenha visto, mas usar as bijouterias de cerâmica e novas formas de decoração é algo a se reparar e ficar de olho atento. O quadro com a mensagem, por exemplo, é simples e cool, deixando a cerâmica com cara nova para casa. Já no colar, o material deixa o visual com jeito artesanal e romântico.

Agora uma nova moda que surpreendente é ver a delicada cerâmica sendo usada para os bichinhos de estimação. Quem disse que o comedouro para gatos deve ser plástico e sem graça? Se o pet for comportado, a cozinha vai ganhar um canto decorado com modelos divertidos.

É prato, mas diferente: até a boleira ou o pratinho andam sendo repaginados. Na onda dos detalhes preciosos de casamento, tem artistas criando pratos personalizados para alianças. São delicadas, com flores, monogramas e fita de cetim para prender as joias. Uso novo para uma peça para lá de tradicional. E a boleira de cerâmica? Vem de tempos distantes, mas não se via com base de xícara de ponta cabeça, certo? Sempre bom dar ares inusitados à decoração da mesa.

Se ficou inspirada para ver mais cerâmicas contemporâneas ou dar um update nos utilitários de casa, fizemos uma busca para você no Elo7. Aqui vai encontrar um pouco de tudo e bastante criatividade!

(Imagens: loja Devaneios Cerâmicos, loja Débora Costa, loja Thelma Zanardo, Atelier Chico Sasek, quadros Armazém Florestal , MarrieCraft e Cerâmica de Atelier e Arte)

 

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.