Se você já se deparou com a dúvida “levo ou não levo pra casa” um caixote de feira ou um palete encontrado na rua, se identificará com esse post!
Com olhar crítico e uma pitada de criatividade, muita gente talentosa mostra que é possível dar nova (e linda) vida aos paletes, folhas de janelas, portas antigas, caixotes de feira, e até mesmo aos retalhos e tábuas de madeira. A madeira é tendência (destaque na Casacor deste ano) e a onda do upcycling segue forte, inclusive fez parte da decoração da última Casa da Mega.
A madeira, além de ser um material altamente versátil, aquece o lar com aconchego e anima a decoração. E se a décor tiver custo quase zero, melhor ainda!
Quando pensamos em reaproveitamento de itens de madeira, os caixotes de feira são unânimes. O material é facilmente encontrado, tem baixo custo (ou nenhum – se você tiver a sorte de se deparar com um deles por aí!) e é super versátil, pois ele vira nicho, armário, criado-mudo, floreira…
As folhas de janela de madeira também são lindas para a utilização na decoração. Um jardim vertical é bem fácil de ser montado na folha da janela, basta fixá-la na parede e colocar ganchos. Experimente colocar plantas pendentes. O efeito visual é incrível!
Os paletes são os queridinhos aqui no Elo7! Recentemente fizemos até um Craft Day de pufes utilizando como base esse material. Assim como os caixotes, o palete é multifuncional. Vira floreira, cama, sofá, poltrona, balanço, moldura e o que mais a criatividade permitir.
Já tinha pensado em utilizar tábua de carne, colheres de pau ou retalhos de madeira para decorar? Saiba que é possível e fácil! Viu só que charme esses porta-talheres feitos com tábua e tecido xadrez? É puro amor. ♥
Dica: encontrou na rua e quer levar a janela, palete ou caixote para casa? Dê uma boa analisada no material antes de sair com ele por aí. Madeira com cupim, esverdeada ou molhada/estufada não vale o esforço.
Vem ver a seleção de produtos feitos com reaproveitamento de madeira que separamos para você no Elo7:
bandeja de palete, banquinho de caixote de feira, mesa de centro amarela de caixotes, mesa de paletes e azulejos
Gostou das ideias? Já reaproveitou alguma madeira encontrada por aí? Conte pra gente aqui nos comentários! =D
Referências: caixotes: Desire to Inspire, Pinterest, A Beautiful Mess. Janelas: The Budget Decorator. Paletes: Decoist, Domestic Doozie, The Merry Thought, Design Sponge. Outros: colher de pau Pinterest, prateleira de retalhos In My Bucket, tábua Tempo Libero, tronco Pinterest
Imagem de abertura: House and Leisure
super aprovado!! não fico na dúvida ao encontrar caixotes em bom estado, carrego para casa!! :)
Paula, eu também! E o pior é que o maridão no começo achava ruim, agora ele fica paquerando caixotes e paletes em todo lugar que passa!
O Pallet como matéria prima vem ganhando espaço por ser bonito, barato e de fácil manuseio. Eles caíram no gosto de decoradores e arquitetos por serem versáteis.
A onda do DIY reforçou esta proposta e no mercado de decoração, a sustentabilidade está representada na escolha da matéria prima e a utilização de material reciclado deixou de ser apenas uma tendência, e passou a ser sinal de conscientização e responsabilidade.
Nos da Pallet’zando amamos criar com eles!!!
E tem os móveis de pallet do http://www.seumoveldepalete.com.br ou elo7/seumoveldepalete
Amei a matéria super colorida e criativa :) Bjs
Quem diria, né? Há vinte anos, quando morava em república, catávamos as caixas do verdurão pra fazer nossos armários de quarto, cozinha, sala e os outros estudantes nos chamavam de pobres, rsrsrsrss Ah, minha amiga e eu ainda pintamos de preto pra dar um ar mais chique. E hoje, é moda! Faltou você citar a Verônica do Além da Rua Atelier, ela faz coisas lindas com paletes, caixotes e tantas outras coisas “largadas” em ruas ou caçambas. Bjs e bom dia!
com madeira não fiz ainda. Fiz uma mesa de centro com pneu velho e corda de bacalhau, coloquei rodinhas, ficou um charme na minha sala.
Olha que boa ideia, Jaqueline! Deve ter ficado lindo!