Home | Casa | É pop: decoração com madeira reaproveitada

É pop: decoração com madeira reaproveitada

tronco-houseandleisure

Se você já se deparou com a dúvida “levo ou não levo pra casa” um caixote de feira ou um palete encontrado na rua, se identificará com esse post!

Com olhar crítico e uma pitada de criatividade, muita gente talentosa mostra que é possível dar nova (e linda) vida aos paletes, folhas de janelas, portas antigas, caixotes de feira, e até mesmo aos retalhos e tábuas de madeira. A madeira é tendência (destaque na Casacor deste ano) e a onda do upcycling segue forte, inclusive fez parte da decoração da última Casa da Mega.

A madeira, além de ser um material altamente versátil, aquece o lar com aconchego e anima a decoração. E se a décor tiver custo quase zero, melhor ainda!

post-caixote

Quando pensamos em reaproveitamento de itens de madeira, os caixotes de feira são unânimes. O material é facilmente encontrado, tem baixo custo (ou nenhum – se você tiver a sorte de se deparar com um deles por aí!) e é super versátil, pois ele vira nicho, armário, criado-mudo, floreira…

post-janelas

As folhas de janela de madeira também são lindas para a utilização na decoração. Um jardim vertical é bem fácil de ser montado na folha da janela, basta fixá-la na parede e colocar ganchos. Experimente colocar plantas pendentes. O efeito visual é incrível!

post-paletes

Os paletes são os queridinhos aqui no Elo7! Recentemente fizemos até um Craft Day de pufes utilizando como base esse material. Assim como os caixotes, o palete é multifuncional. Vira floreira, cama, sofá, poltrona, balanço, moldura e o que mais a criatividade permitir.

post-diversos

Já tinha pensado em utilizar tábua de carne, colheres de pau ou retalhos de madeira para decorar? Saiba que é possível e fácil! Viu só que charme esses porta-talheres feitos com tábua e tecido xadrez? É puro amor. ♥

Dica: encontrou na rua e quer levar a janela, palete ou caixote para casa? Dê uma boa analisada no material antes de sair com ele por aí. Madeira com cupim, esverdeada ou molhada/estufada não vale o esforço.

Vem ver a seleção de produtos feitos com reaproveitamento de madeira que separamos para você no Elo7:

post-lojistas

bandeja de palete, banquinho de caixote de feira, mesa de centro amarela de caixotes, mesa de paletes e azulejos

Gostou das ideias? Já reaproveitou alguma madeira encontrada por aí? Conte pra gente aqui nos comentários! =D

Referências: caixotes: Desire to InspirePinterestA Beautiful Mess. Janelas:  The Budget Decorator. Paletes: Decoist, Domestic Doozie, The Merry Thought, Design Sponge. Outros: colher de pau Pinterest, prateleira de retalhos In My Bucket, tábua Tempo Libero, tronco Pinterest

Imagem de abertura: House and Leisure

string(182) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-decoracao?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_decor_casa&utm_campaign=carrossel_decor"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

8 comentários

  1. Paula Longhin

    super aprovado!! não fico na dúvida ao encontrar caixotes em bom estado, carrego para casa!! :)

    • Cris Oliveira

      Paula, eu também! E o pior é que o maridão no começo achava ruim, agora ele fica paquerando caixotes e paletes em todo lugar que passa!

  2. O Pallet como matéria prima vem ganhando espaço por ser bonito, barato e de fácil manuseio. Eles caíram no gosto de decoradores e arquitetos por serem versáteis.

    A onda do DIY reforçou esta proposta e no mercado de decoração, a sustentabilidade está representada na escolha da matéria prima e a utilização de material reciclado deixou de ser apenas uma tendência, e passou a ser sinal de conscientização e responsabilidade.

    Nos da Pallet’zando amamos criar com eles!!!

  3. E tem os móveis de pallet do http://www.seumoveldepalete.com.br ou elo7/seumoveldepalete

  4. Kátia F. Lima

    Amei a matéria super colorida e criativa :) Bjs

  5. Quem diria, né? Há vinte anos, quando morava em república, catávamos as caixas do verdurão pra fazer nossos armários de quarto, cozinha, sala e os outros estudantes nos chamavam de pobres, rsrsrsrss Ah, minha amiga e eu ainda pintamos de preto pra dar um ar mais chique. E hoje, é moda! Faltou você citar a Verônica do Além da Rua Atelier, ela faz coisas lindas com paletes, caixotes e tantas outras coisas “largadas” em ruas ou caçambas. Bjs e bom dia!

  6. jaqueline de andrade moreira valadão

    com madeira não fiz ainda. Fiz uma mesa de centro com pneu velho e corda de bacalhau, coloquei rodinhas, ficou um charme na minha sala.