Home | Casa | É pop: moda e decoração anos 50

É pop: moda e decoração anos 50

anos50-decor

A década de 50 foi marcada pela volta do crescimento industrial e prosperação da sociedade. Era o fim da guerra mundial e o racionamento de produtos e matérias-primas. Os EUA, país percursor de tendências ocidentais, na época, começava a voltar a apreciar o luxo e o consumismo. Na decoração, as casas podiam ostentar novamente design e sofisticação e na moda, as mulheres tornavam-se mais práticas, mas extremamente femininas.

Os ícones na decoração anos 50: funcionalidade ficava um pouco atrás da estética. Os móveis ganhavam características próprias da época. Estavam em alta os chamados “pés palito” e as pernas finas em madeira apareciam em poltronas, buffets, cadeiras e mesas.

anos50-decor1

Nos ambientes, os tons pastel ganhavam personalidade com grafismos e estampas geométricas. Os papéis de parede misturavam-se com as padronagens dos tecidos de sofás, crash de estampas que é visto até hoje (padronagens diferentes e contrastantes no mesmo ambiente ou objeto). Linhas retas contrapunham-se às curvas no mobiliário. Cadeiras de renome como o modelo Egg ganham destaque em meio a móveis retos e clean.

moda_anos50

Feminilidade na moda: elas buscavam sua posição social e independência, mas a vontade de abusar de formas femininas não poderia estar mais em alta. Com o fim da racionalização dos tecidos, cosméticos e produtos de beleza, o pós guerra incentivou o luxo e a glamurização dos looks. As cinturas ficaram marcadas, as saias foram para altura do tornozelo e ficaram mais rodadas. Grace Kelly e Audrey Hepburn simbolizavam tudo o que as moças procuravam, uma vaidade romantizada, com tecidos sofisticados, maquiagem mais marcada e curvas em evidência.

moda_anos501

Mais de 60 anos se passaram e os mesmos ícones que faziam sucesso naquela década, causam frisson naqueles que gostam de um mergulho ao passado e elementos vintage. Na moda, os vestidos evoluíram e ficaram mais curtos, mas o shape boneca rodado continua feminino e presente em coleções contemporâneas. Já na decoração, a atmosfera vintage nunca foi tão valorizada, das texturas aos formatos, tudo tem vez.

Você já pensou em trazer esse perfume dos anos 50 para o seus produtos? Nenhum objeto fica de fora dessa onda retrô. Tudo pode ficar mais charmoso. Teste!

Imagens: Bauhaus Design, Casos de Casa, lojas Bendita Cor, Valentina Rosemberg, Caçambaria, Estampa Mágica, Casulo dos Fios, B-sides Fashion e Blog Voilà Mercedes, Loja Francine Lacerda

string(182) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-decoracao?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_decor_casa&utm_campaign=carrossel_decor"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

7 comentários

  1. Lygia Macedo

    Todos os perfumes que uso são desta época e por sinal, alguns estão virando raridade inclusive na Europa. Passaram a valer uma pequena fortuna.

  2. selma de paula

    adorei todas as roupas e os móveis, pena não ter vivido naquela época.
    Se voltar a moda eu usarei com toda certeza.

  3. maria sofia de cristo leite

    amei , nasci 9 anos depois, mais com certeza usaria tb

  4. sandra helena silva campos

    acho tudo lindo!!!gostaria muito que voltasse essa moda iria adorar.

  5. É lindo ver como as mulheres eram elegantes, tinham postura uma presença. Hoje raramente vemos isso.