Home | Casa | Inspire-se: ideias para o seu home office ou ateliê

Inspire-se: ideias para o seu home office ou ateliê

Mudar de roupa, escolher o sapato, encontrar pessoas e mudar de ambiente são algumas das motivações para quem trabalha fora. Pois para quem escolheu trabalhar em casa, o cenário é bem diferente. O que impulsiona o ritmo e energia para a rotina diária pode estar na organização do espaço, criatividade na mesa e tranquilidade para realizar as tarefas, além é claro, de poder “ficar bem à vontade” para desempenhá-las.

Imagem

Se está prestes a iniciar um dia a dia parecido ou se já fez esta escolha, que tal conferir as sugestões para o seu home office ou ateliê criativo?

Como melhorar a produtividade trabalhando sozinha(o) já foi abordado neste post, como deixar um ateliê prático para suas atividades neste e também como mamães podem se organizar entre compromissos e filho aqui. Ufa! Boas sugestões para esses quesitos não faltam… Mas e como deixar nosso escritório atraente? Agradável para realizar todo tipo de função, com mais criatividade e inspiração.

Imagem

Abaixo, listamos alguns tópicos importantes. Tome nota e acrescente novos se já é expert no assunto!

Tudo à mão e no lugar certo: caixas, potinhos, arquivos e gaveteiros são fundamentais para organizar materiais e documentos. Portanto, atente-se ao volume necessário! Por vezes, criar muitos espaços para acumular objetos pode comprometer a ordem e o espaço do ambiente…. Dar preferência a compartimentos úteis e a materiais realmente importantes por perto é uma boa pedida para nada ser perdido. Trabalhar com organização poupa tempo e nos deixa mais motivada(o)s! Fichários para cartões, contas e documentos são amigos, revisteiros, porta-correspondências, estantes com suporte para livros ainda mais. Não deixe de escolher modelos que combinem com a decoração!

Imagem

De olho no cronograma: ninguém gosta de trabalhar sob pressão, mas ter o tempo como aliado é fundamental. Então, fazer uso de calendários, relógios e agenda vai muito bem. São itens primordiais na ambientação do home office. Aquela olhadinha no relógio pode fazer o foco voltar em instantes! E mais: anotar os compromissos na agenda ou fazer um checklist das tarefas diárias em um bloco de anotações é capaz de salvar o dia.

Imagem

Analógico ainda salva: os e-mails, telefones e endereços estão todos salvos naquela planilha, mas guardar o cartão ou folheto ainda é uma necessidade? Você não está só. Tem mesmo papéis que nos parecem insubstituíveis. E compartimentos para organizar os contatos recentes são o que não faltam. Vale lançar mão de pastas e caixas que lhe ajudem nesta tarefa. Fique de olho apenas para colecionar o que realmente for necessário! Papelada acumulada é inimiga da eficiência do ambiente. ;)

Imagem

Inspirações por todos os lados: cores, recortes, páginas de revista, lembranças estão longe de serem distrações para o trabalho, podem significar doses de energia durante o batente. Duvida? Olhe a sua volta na mesa que está… É certo que há objetos onde está que motivam ou proporcionem bem-estar. Um mural à frente da bancada de trabalho é útil para organizar referências, enumerar lembretes, ou dispor temas que são importantes para as atividades do momento. Não dispense boas inspirações! Nada como mural de cortiça ou imã, adesivos e tachas para ajudar com esta tarefa.

Imagem

Depois do espaço arrumado, o trabalho flui e a vontade de sentar a cada dia para cumprir as tarefas só aumenta! Para fazer o teste, aqui vai uma seleção de utensílios e criações pra te inspirar.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.