Home | Casa | Luminária artesanal de teto: inspire-se com ideias

Luminária artesanal de teto: inspire-se com ideias

Quem curte um toque de personalidade na decoração da casa, tem a opção instalar uma luminária artesanal de teto. A peça, que pode ser também um pendente, pode ter diversos tipos de materiais em sua composição, como as fibras naturais, tecido, materiais de reaproveitamento, metais, madeira… São muitos os estilos de luminárias e certamente um deles terá a cara da sua casa!

Vamos ver ideias de luminária artesanal de teto?

Luminária artesanal de teto: inspirações com materiais recicláveis

Peças em PVC

As luminárias têm estilos diversos, e das peças artesanais, alguns modelos feitos com materiais reaproveitados deixam de lado aquela cara de feito em casa e ganham status de peça de design. Peças feitas com reaproveitamento de cano de PVC, por exemplo, podem ter uma pegada mais industrial ou estilo mais arrojado, como as peças abaixo.

luminaria-artesanal-de-teto
Luminárias feitas em PVC podem ter estilos variados, com pegada industrial ou design moderno

+ Faça você mesmo este modelo acima de luminária com cúpula de PVC

Vidros e garrafas

Outros materiais reaproveitados que podem fazer bonito são os vidros e garrafas.

As mason jars (vidros de geleias e conservas) são as queridinhas no mundo artesanal por sua incrível versatilidade. Elas podem se transformar em praticamente tudo, desde arranjos de mesa até… uma bela luminária artesanal de teto! E criar a sua luminária de mason jar ou garrafa não é difícil. É possível encontrar uma porção de tutoriais bem detalhados na web.

Inspire-se com as ideias abaixo:

luminária artesanal de teto com vidros
Vidros reaproveitados são inspiração para lindas luminárias

+ Faça você mesmo luminária com garrafa e pisca pisca

+ Lustre ou pendente: aprenda a diferença entre as peças e escolha a ideal para sua casa

Latas e metais

Mais um material reaproveitado que rende belas ideias de luminárias são as latas e os metais. Já pensou em utilizar um ralador de legumes ou um escorredor de macarrão como luminária criativa para sua cozinha? Quem curte uma decoração com pegada mais divertida pode criar sua própria luminária com essas inspirações.

As latas de leite em pó e achocolatado também rendem uma porção de ideias para decorar a casa. E dentre elas, estão as luminárias feitas com esses materiais, que podem receber uma demão de tinta ou ser utilizadas com sua cor prateada natural.

Ambos os jeitos ficam bacanas e descolados.

luminaria-artesanal-de-teto-latas
Latas e metais criam peças descontraídas

+ Mais ideias de luminárias feitas com materiais reaproveitados

+ Luminária de ralador: faça em dois passos

Fibras naturais e madeira

E já que a onda é reaproveitar, que tal as luminárias feitas com materiais naturais, como o sisal e outros tipos de fibra ou ainda madeira, galhos? As peças ficam com um estilo mais rústico e podem ir muito bem em casa de campo, praia ou ainda na sua casinha no meio da cidade mesmo, mas com aquele estilo acolhedor que as casas campestres possuem!

Assim como os demais estilos de luminária artesanal de teto, os pendentes feitos com esse tipo de material podem ser feitos em casa. Buscando algumas referências e com os materiais certos, qualquer um pode criar peças bem criativas e únicas!

luminaria-artesanal-de-teto-madeira-e-fibras-naturais
Materiais naturais conferem um ar rústico à decor

Luminária artesanal de teto feita com crochê ou tricô

Nunca o crochê e o tricô estiveram tão em evidência quanto agora! A valorização do feito à mão destaca diversos tipos de técnicas artesanais, e essas duas formas de trançar fios estão recebendo todo o mérito que merecem.

As luminárias artesanais de crochê são lindíssimas e conferem aquele ar aconchegante que a casa precisa. E muitos são os modelos disponíveis no mercado.

As peças feitas com doilies são lindas e podem ser feitas em casa (mais uma vez, um viva aos tutoriais e passo a passos disponíveis na web!), basta juntar vários modelos e fazer uma colagem sobre um balão ou bola. Depois de seco, estoure a bexiga ou bola e faça a parte da instalação elétrica, colocando o soquete e lâmpada.

As luminárias de crochê ou tricô que revestem o fio e soquete são minimalistas e igualmente lindas! Que tal essa opção?

luminaria-artesanal-de-teto-croche
A delicadeza do tricô e do crochê dão aconchego ao lar

+ Decoração com luminárias criativas: inspiração

+ Luminárias japonesas: tendência para decorar festas

Outros materiais utilizados para confeccionar luminárias artesanais

Tecido é um material muito utilizado para revestir cúpulas e criar luminárias com pegada artesanal. O papel também dá vida a peças incríveis, utilizando o recurso das dobraduras ou recortes.

O plástico é outro curinga para a criação de luminárias de todos os estilos, seja com garrafas, copinhos e até colheres descartáveis!

Contas, miçangas, cristais, linhas, fios… Todo tipo de material, se usado com muita criatividade, pode se tornar matéria-prima para luminárias incríveis!

Dicas para instalar sua luminária artesanal de teto

E se você já fez sua escolha, seja a luminária feita com materiais reaproveitados, madeira, tricô ou crochê, é hora de ver boas dicas técnicas para não errar na hora de instalar a luminária artesanal de teto:

Onde instalar?

  • As peças vão bem em salas de estar ou jantar, outros modelos também combinam com quartos, quarto de bebê e dos filhotes já maiores, cozinha e até banheiro!
  • Por terem um foco de luz mais direto (e consequentemente alguns centímetros de fio pendurado), não são aconselháveis para corredores ou áreas de circulação intensa. Nesse caso, é melhor optar pela iluminação diretamente no teto ou por luminárias de parede.
  • Para a escolha da luminária artesanal de teto, as possibilidades são inúmeras, mas não esqueça de considerar que a iluminação dessa peça é focada, ou seja, se o espaço é grande, pode ser necessário optar por luzes auxiliares, luminárias ou mais de um pendente no local.
  • A distância mínima do pendente para o teto é de 20 cm para que a peça cumpra sua função de pendente.
  • Preste atenção na altura máxima, não deve atrapalhar a circulação ou campo de visão.
Confira uma lista de luminárias artesanais feitas à mão pelos criativos do Elo7

Imagens: Revista Artesanato, A casa que minha vó queria, Pinterest, Blog Bem Arranjado

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.