Home | Casa | Mandalas na decoração: significado e estilo

Mandalas na decoração: significado e estilo

Conhecendo ou não o simbolismo, é grande a presença das mandalas na decoração. Elas estão em estampas, em móbiles, em vitrais, almofadas e quadros. O estilo da decor pode levar mais elementos indianos ou orientais, ou simplesmente, complementar um ambiente colorido e alegre. Vamos ver inspirações com esse elemento e entender melhor sua origem e significado?

mandalas na decoração

Mandalas na decoração: conheça significado

Para compreender o simbolismo, vamos começar decifrando a palavra. Mandala significa círculo em sânscrito, a forma geométrica. Além deste significado literal, também agrega alguns outros, como círculo mágico ou concentração de energia, função da mandala como instrumento lá no século VIII a.C, ao ser usada para atingir estados superiores de meditação no budismo.

decoração com mandalas

Mandala pintada à mão com tinta na madeira da loja Angelica Dartsch

Para todas as culturas, a mandala simboliza integração e a harmonia. É impressionante pensar que na religião budista, as mandalas são feitas com areia colorida, milhares de pequenos grãos. Os desenhos que formam seu mosaico e composição são minuciosamente elaborados e ao fim, assim que está concluída, é sempre desfeita para que seja praticado o desapego e suas bençãos também se dispersem com cada grão.

Decorando com mandalas

Hoje em dia, mandalas são usadas com diferentes funções na decoração. O seu sucesso se dá por ser considerada energética para o lar e também por ser um símbolo universal. Todos os países reconhecem e interpretam a imagem de diversas formas.

decoração com mandalas 2

Na decoração de ambientes, as mandalas ganham mantas em sofás com estampas de ares boho, há modelos de pendentes para passagem de luz com cristais, roupas de cama em estilo oriental, discos de vinil com pintura de mandala e também lindos vitrais. Você tem uma mandala na sua casa?

Encontre nesta seleção diferentes produtos criativos com o tema e aqui você se inspira para aprender a fazer a sua. O que achou das sugestões para usar mandalas na decoração?

Nesta entrevista, relembre a arte da lojista Renata França que pinta lindas mandalas coloridas.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.