Home | Casa | Organizando o armário, dicas de expert

Organizando o armário, dicas de expert

organiza

Organizar a casa e o guarda-roupa são tarefas que tendem a provocar caretas. Você é deste time? Ter as peças de roupas, calçados e acessórios bem organizados é desejo comum entre homens e mulheres, porém, iniciar a arrumação requer força de vontade e disciplina. Nada como dicas de uma expert no assunto para nos incentivar a executar esta missão. Batemos um papo com a consultora de imagem  e organização pessoal Fernanda Maranho e a profissional topou compartilhar sugestões chave para nos orientar a mudar o cenário do cômodo que merece nova ordem. Vamos anotar as dicas e planejar esta mudança?

Uma questão de economia

Antes de entrar nas sugestões práticas, a Fernanda aborda um tema importante que vai fazer mesmo aqueles mais preguiçosos mudarem de ideia. “Para quem acha que organização (de guarda-roupa, da casa ou da vida) não é importante, aqui vão pontos que podem mudar seu pensamento: organização nos faz economizar tempo e dinheiro.”

A consultora contextualiza cada economia. Em um guarda-roupa organizado, poupamos nosso TEMPO na hora de escolher as produções diárias. Afinal, tudo pode ser visualizado mais facilmente e a combinação se torna mais simples. Nenhuma peça fica escondida na bagunça, o que nos faz evitar gastos sem motivo. “Se você não vê, não escolhe e não usa, ou seja, o dinheiro investido naquela roupa não está sendo usado. Isso nos faz perder DINHEIRO”. E mais: desorganização nos faz perder peças e comprar produtos novamente.

meias

Por onde e como começar

“Um erro muito comum que as pessoas cometem é querer organizar a vida inteira de uma vez. Aí,  retira tudo do guarda-roupa, começa a organizar, cansa e acaba colocando tudo de volta de qualquer jeito. Por isso minha sugestão inicial é: tenha calma!” 

Quem não se enxerga nestes comentário da Fernanda? Focar em um ambiente ou problema será mais eficaz para alcançar a organização geral. Ela nos conta que o primeiro passo ao arrumar um armário, por exemplo, é analisar tudo o que está lá, visualizar a bagunça completa. E então, começar a tirar peça por peça fazendo as seguintes perguntas:

1. Há quanto tempo eu não uso essa peça? Se for há mais de um ano, ela deve sair do seu armário (exceto roupas que você só usa quando viaja, como casacos grossos por exemplo).

2. Essa roupa ainda me serve? Lembre-se, não importa o número que você veste. Todas as roupas que estão no seu guarda-roupa devem te servir e valorizar seu tipo físico.

3. Essa peça precisa de ajustes? Faça uma pilha com todas as roupas que precisam ser ajustadas, coloque em uma sacola e a deixe do lado da porta de casa ou dentro do carro.

Passada esta etapa, a Fernanda aconselha que comece a organização de uma parte do armário por vez. “Inicie com as roupas que vão nos cabides (roupas que amassam e que são de tecido plano), depois organize as prateleiras (roupas que deformam: cardigãs e tecidos com elastano) e por último as gavetas (lingeries, meias, pijamas, roupas de academia, etc.).”

arrumacao

Produtos Elo7: Organizador de lingerie de cabideorganizador para gaveta, kit de caixas, cabide porta-lenço

Setorizar é fundamental

Ter espaços certos para cada estilo de peça é essencial para manter a ordem. Fernanda comenta que não há uma única maneira correta de organizar, mas algumas maneiras que podem servir de guia. “O ideal é levar em consideração quais as necessidades do dono do armário.”

Para testar o que melhor funciona para o seus hábitos, a nossa expert sugere duas formas simples: unir peças comuns, calça com calça, camisa com camisa, saia com saia, etc. e dentro dessas categorias separar por cor ou por uso, ou agrupar todas as partes de cima e todas as partes de baixo, preferencialmente com usos comuns próximos.

Se quiser evitar que a bagunça volte rapidamente, ficar atenta às pilhas em prateleiras é importante.  Fernanda ressalta que quanto mais peças empilhadas, maior a chance de colocar toda a organização a perder. “Faça menores pilhas possíveis”. Aqui vale a mesma dica: separe por tipo de peça – tricôs, blusas de malha, viscose, algodão, etc., e por cor.

gavetas

 Porta-esmaltes, gaveteiro, caixa de vime

Objetos aliados da organização

Lançar mão de objetos de organização para auxiliar a manutenção da ordem é uma boa ideia. “A primeira dica que eu dou são os cabides. O ideal é que todos os cabides sejam iguais e que fiquem dispostos na mesma posição.”  A sugestão pode parecer simples, mas o efeito já é bastante notável. Fernanda também complementa que escolher um bom cabide também faz toda a diferença na conservação das roupas. “Dê preferência para cabides anatômicos para blazers, por exemplo, que evitam que os ombros se deformem.”

Divisórias para gaveta, colmeias para lingeries, cabides para lenços e organizadores de cintos são estratégicos. Usar a porta do armário para este último item ajuda também a otimizar o espaço. “Outra grande aliada da organização são as caixas plásticas, ou forradas de tecido. Elas servem para tudo: sapatos, maquiagem e produtos de higiene e beleza, etc. Um truque bacana é guardar os itens dentro da caixa por uso, como tudo o que você precisa para arrumar o cabelo.”

Organização não é mágica!

“Colocar ordem é um exercício que deve se tornar hábito! Não há mágica!” O exercício deve ser praticado todos os dias. A consultora Fernanda completa: “Quando a incluímos em nossa rotina, passa a ser muito mais fácil. Portanto, se você usou, guarde. Se sujou, limpe. Se estragou, concerte. Arranje um horário do dia para colocar as coisas no lugar.”

Para finalizar, nossa colaboradora joga o incentivo final: “A vida de todo mundo ficará mais fácil, te garanto.”

Alguém ai está correndo para dar um trato no guarda-roupa? Agradecemos as dicas e disposição da Fernanda Maranho, consultora que atua em Curitiba e Maringá. Ótimo ajuda!

E você, o que achou das dicas de organização? Conte pra gente! ;)

string(182) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-decoracao?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_decor_casa&utm_campaign=carrossel_decor"
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Excelente, muito boa essa matéria, parabéns.

  2. Adorei!

  3. Mariana Landim

    Massa!!

  4. Amigas de São Paulo, que precisar de uma ajuda é só chamar. Faço também esse trabalhinho.
    Beijos