Home | Casa | Parede de tijolinho: dicas para fazer e manter a sua

Parede de tijolinho: dicas para fazer e manter a sua

parede de tijolinho

Como não amar parede de tijolinho? Com esse ar rústico e aconchegante, as paredes com tijolo aparente deixam a decoração de casa com clima despojado. Se você está considerando aplicar os tijolinhos por aí, veja algumas dicas para não errar na escolha!

Como ter a minha própria parede de tijolinho aparente?

Você pode optar por algumas formas de ter sua parede: removendo o reboco de uma parede (se a sua construção for de tijolinho) ou então revestir a parede com os tijolos maciços (veja aqui o passo a passo para revestir uma parede de tijolinhos). Se partir para a segunda opção, veja também as opções diferentes de tijolos no mercado, eles variam de tonalidade e origem (há tijolinhos de demolição e claro, os novinhos em folha – ambos têm seu charme!).

Existem também tipos de juntas: a junta cheia, a frisada e a seca. Na cheia, a massa é nivelada na superfície dos tijolos. Na frisada a quantidade de massa é menor, criando uma diferença de profundidade do rejunte em relação ao tijolo. Já na seca os tijolos são apoiados diretamente um sobre o outro, recebendo argamassa somente na parte de trás – ótimo para encaixar os pregos na parede e pendurar alguns quadrinhos!

parede de tijolinho6

Pintar ou não pintar, eis a questão!

Aí é gosto pessoal mesmo. Se você curte o efeito do tijolinho mas não abre mão de um ambiente delicado e bem iluminado, talvez a melhor saída seja pintar toda a parede. Ainda assim o efeito é incrível! Já para quem curte a rusticidade do material, deixe-o aparente mesmo! Apenas opte por algum tipo de verniz ou até mesmo resina para preservar os tijolos aparentes sempre bonitos e inteiros.

parede de tijolinho5

E se a reforma tão sonhada não rolar…

Não precisa abrir mão da desejada parede de tijolinhos aparentes não! Hoje é possível encontrar papéis de parede que são muito fiéis ao efeito visual dos tijolinhos. Solução perfeita para casas e apartamentos alugados ou se a grana está curta mesmo!

papel de parede

Papéis de parede com estampa de tijolinhos para todos os gostos: Loja do João, Satiro Decor, Papel Decor, Adcorista

Qual estilo você curtiu mais? Conte pra gente se o revestimento te agrada!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.