Home | Casa | Plantas aquáticas na decoração: inspirações e cuidados

Plantas aquáticas na decoração: inspirações e cuidados

As plantas aquáticas já fizeram muito sucesso na decoração nos anos 80 e 90. Elas andaram meio desaparecidas (principalmente pela questão da dengue), mas agora, com cuidados redobrados, elas reaparecem nos ambientes deixando a decoração charmosa e com aquele ar clean e minimalista que tanto faz sucesso nas redes sociais, em especial Pinterest e Tumblr. Veja inspirações para ter suas plantas aquáticas na decoração e de quebra, aprenda a cuidar delas para evitar a proliferação dos indesejáveis mosquitos!

Plantas aquáticas na decoração: de fácil adaptação, a costela de adão é uma das queridinhas do momento

+ Jardinagem criativa: encontre tudo para seu jardim particular no Elo7!

Plantas aquáticas na decoração: inspirações e cuidados

A tendência mais popular com folhagens em vasos d’água é a utilização da formosa Monstera, conhecida também como costela de adão. Sua folha escultural já é bonita por si só, então não é necessário mais nada, além de um vidro e água para manter a sua folha. O melhor de tudo é a durabilidade: uma folha de costela de adão em água dura meses e a manutenção apenas exige a troca da água esporadicamente.

Uma boa alternativa é a decoração com plantas aquáticas reunidas em vasos de vidro reaproveitados (pode ser pote de geleia, uma bela garrafa que não mereça ir para o lixo e até um charmoso frasco de perfume!). Coloque os vidros reunidos em uma janela ou na mesa de centro e aprecie diariamente a beleza das suas plantinhas.

Uma outra ideia interessante é deixar algumas plantas em recipientes de vidro com água até que estejam no ponto de irem para a terra. O berçário provisório é charmoso e é interessante acompanhar o desenvolvimento das raízes.

Cuidados com plantas aquáticas

  • Troque a água com alguma frequência. Se tiver em ambiente fechado, pode ser a cada 7 dias, mas em ambientes abertos ou com incidência de mosquitos, a troca deve ser feita a cada 2 dias.
  • Não basta apenas trocar de água. É necessário também higienizar bem o vidro. Para isso, lave com esponja e detergente para assegurar que ovos e larvas não grudem no vaso.
  • Há também no mercado inseticidas especiais para plantas, você pode borrifar um pouco sobre a folhagem.
  • As bolinhas de gel também são uma boa alternativa. Retém a água ao mesmo tempo que não permitem a infestação de mosquitos.

Mais inspirações para quem ama plantas:

+ 15 plantas para interiores de apartamentos e casas

Veja as melhores opções para manter dentro de casa

+ Suporte para plantas no bastidor: veja como fazer

+ Plantas em alta na decoração: conheça algumas folhagens

plantas aquáticas

Gostou das inspirações para decorar com plantas aquáticas? Já tem plantinhas na água por aí? Conta pra gente!

Imagens: Pinterest

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.