Home | Casa | Plantas para quem tem pet: confira opções seguras para seu bichinho

Plantas para quem tem pet: confira opções seguras para seu bichinho

Uma das preocupações para quem tem cachorro ou gatinho em casa são as plantas. Isso porque alguns animais são tão curiosos que podem “experimentar” uma plantinha que pode fazer mal, intoxicar e até envenenar o animal.

Então, para evitar esse tipo de perrengue que ninguém quer passar, vamos conferir plantas que são pet friendly? Tome nota e faça as melhores escolhas para seu jardim e para seu bichinho!

Uma dica extra é deixar as plantas em um lugar que eles não alcancem, para isso, aqui a gente te mostra 15 ideias para suportes de plantas. Confira!

Encontre itens criativos e fora de série para seu bichinho de estimação! 

A lavanda é uma das plantas seguras para ter em casa. Os bichinhos podem até comer as folhas e flores! Imagem: Matheus Bertelli para Pexels

Plantas para quem tem pet: confira opções seguras para seu cachorro ou gato

  1. Samambaia

Além de ficar suspensa na maioria das vezes, as folhas da samambaia que caírem não apresentarão toxicidade para seu pet.

Encontre aqui.

2. Camomila

Boa de ter em casa para fazer um chá fresquinho, essa planta pode até beneficiar seu pet! As propriedades calmantes da camomila são ativadas quando as flores e folhas são consumidas. Ou seja, se o seu bichinho comer, vai ficar calminho, calminho!

Casa Abril

3. Orquídeas

As orquídeas, além de serem lindas, são seguras para cães e gatos. Não é o tipo de planta que costuma atrair os bichinhos, mas se acontecer de comerem, não há toxicidade em suas flores e folhas.

Conexão Planeta

4. Erva de gato

Bom, essa o próprio nome já diz que é segura, né? :) A erva de gato, também conhecida como valeriana, é um calmante natural e supersegura para ser ingerida pelos bichinhos.

Blog da Cobasi

5. Lavanda

Mais uma plantinha do hall das calmantes e anti estresse, a lavanda não representa perigo aos animais se for consumida. Além disso, tê-la no seu jardim é sinônimo de perfume garantido! O cheiro da lavanda é inigualável e uma delícia!

Encontre aqui.

6. Girassol

Para quem ama flores, aposte no girassol! As flores e folhas são seguras para os animais caso sejam consumidos. Além disso, que jeito mais lindo de florir a casa!

Jardim.Info

7. Peperômia

Sendo uma das plantas mais fáceis de cuidar – e que se popularizou muito nos últimos tempos -, ela adora calor, não é tóxica e pode medir cerca de até 25 cm. Ela é linda e existem vários tipos diferentes para você escolher.

Encontre aqui.

8. Corações Emaranhados

Com certeza se destaca e chama atenção por seu formato, que lembra corações. Por isso o seu nome. Ela se adapta a ambientes internos e externos com muita facilidade e não exige luz direta, só um pouquinho de sol pela manhã já a faz feliz. É uma planta que cai, ou seja, é melhor incluí-la na decor na estante mais alta.

Casa Vogue

9. Areca-bambu

Ela pode chegar a quase 3 metros de altura, mas também pode ser cultivada em vasos menores e compor a decoração da sua casa. Essa planta prefere o calor, mas consegue aguentar um pouco de frio. É linda e pode dar flores quando está “feliz”.

Encontre aqui.

10. Pata-de-elefante

Muito utilizada para paisagismo, pode chegar a tamanhos maiores, mas também pode ser cultivada em vasos. A planta leva esse nome por conta de sua base grande, que lembra muito a pata do animal. É muito fácil de cultivar, podendo sobreviver tanto no sol como na meia sombra.

Casa e Jardim

11. Hoya ou Flor de Cera

Uma planta trepadeira e com flores muito únicas, ela chama atenção. É uma ótima opção para ter em casa. Ela precisa de meia sombra para sobreviver e demanda um pouco mais de cuidado e atenção do que as outras desta lista.

Assim que faz

Foto profissional grátis de adorável, animal, animal de estimação
Imagem: Cottonbro para Pexels

Agora que você já sabe quais são as plantinhas mais seguras para decorar sua casa, que tal unir a beleza e o verde que elas trazem para a decoração com a possibilidade de ter um novo hobby nascendo por aí? 

Você pode escolher os itens como vasos e decorações para o jardim que mais combinam com a sua casa e começar a jardinagem por aí!

Gostou das dicas? Conhece mais alguma plantinha segura para quem tem bichinhos em casa? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Veja também:

Brinquedo para gato passo a passo: carretel interativo

Arranhador para gatos: passo a passo

15 plantas que purificam o ar: confira e cultive

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.