Home | Casa | Tendências no artesanato para 2018: fique por dentro

Tendências no artesanato para 2018: fique por dentro

Chegou a hora daquele report para os criativos e fãs do feito à mão ficarem de olho: as tendências no artesanato para 2018. Veja o que promete bombar em decoração, festas, moda e mais.

tendências no artesanato para 2018
Plantas em casa e acessórios para elas: uma das tendências no artesanato para 2018

Tendências no artesanato para 2018: as cores

Guiado pela escolha do Instituto Pantone, o ano de 2018 promete ter a misteriosa cor violeta como guia para a criação de moda e decor. Além dos roxos e lavandas, outras tonalidades que são tendência são o turquesa, o amarelo neon, o pink millennial (rosa claro) e o azul pastel. Confira a lista completa de cores nesse post.

Tendências no artesanato para 2018: o roxo promete aparecer cada vez mais nos itens feitos à mão

Tendências no artesanato: acessórios em madeira e pedras

Bijuterias, joias e semi-joias feitas com elementos naturais como as bolas de madeira e pedras serão vistos com certa frequência por aí. A novidade fica por conta das miçangas grandes de madeira polida que são matéria-prima para maxi colares e pulseiras.

Madeira, pedras e outros elementos naturais são as matérias-primas para bijuterias e joias que despontarão em 2018

Tendências no artesanato: resgate do antigo

Não chega a ser uma novidade: o resgate do simples e de antigas tradições vem ganhando cada vez mais lugar no nosso dia a dia. E com isso, as festas infantis feitas em casa, o mini wedding, o chá de bebê caseirinho (mas com aquela decoração simples e ao mesmo tempo moderna) e as demais comemorações do nosso cotidiano ganham roupagem nova em formato antigo. Tudo feito em casa ou no salão de festa do prédio, para os mais chegados da família e amigos e com o máximo de itens feitos à mão.

Festa em casa, para poucos e com clima handmade

A valorização do feito à mão também segue forte como promessa para 2018. Os brinquedos feitos em madeira, as bonecas de pano e as brincadeiras de antigamente são formas de manter viva a memória afetiva da nossa infância, mas agora, passando o bastão para os nossos filhos e sobrinhos.

Brinquedos de madeira e brincadeiras de antigamente: resgate à nossa infância
Tendências no artesanato: plantas e mais plantas na decoração

As plantas fazem parte do dia a dia, mas cada vez mais a ideia de trazê-las para dentro de casa torna-se a realidade de muitos que acreditam no aconchego que elas podem trazer ao lar.

Jardim vertical é solução para quem quer plantas e possui pouco espaço

Mesmo em espaços minúsculos, o jardim privativo (ou jardim vertical) é uma opção para deixar o verde entrar. A oportunidade para os artesãos, criadores e designers fica por conta da criação de produtos para trazer as plantas para dentro de casa. Os hangers em macramê, vasos, suportes em ferro, madeira ou outros materiais serão as soluções buscadas para dar abrigo às plantas dentro de casa.

Hangers de materiais variados são opções para verticalizar a decoração com plantas
Tendências no artesanato: eco-friendly

Os produtos que carregam consigo uma preocupação com o meio ambiente ganharão cada vez mais adeptos. Tecidos naturais e orgânicos. Joias feitas com madeira. Produtos cosméticos sem derivados de petróleo em sua composição.  Tudo terá seu destaque merecido em 2018.

Exemplo de kit eco-friendly que circula pela web: canudo de aço inox, caneca de vidro, guardanapos de tecido, ecobag, talher de metal e marmiteira. Nada de produção de resíduos

Mais tendências no artesanato para 2018:

  • Produtos feitos à mão para a prática de yoga, meditação. Peças para decoração alinhadas ao feng shui.
  • Peças artesanais feitas a partir de matéria-prima reciclada ou reutilizada, mas com um toque de modernidade
  • Papelaria criativa e personalizada: planners e acessórios, bullet journal, cadernos artesanais.
  • Crochê, macramê, tear, bordado.

Curtiu conhecer as tendências no artesanato para 2018? Viu por aí outra tendência que promete bombar e que não listamos aqui? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Veja também: as tendências para festas infantis

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.