Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | O que é a Consulta Prévia de endereço e atividade?

O que é a Consulta Prévia de endereço e atividade?

O que é a Consulta Prévia de endereço e atividade? Esse é o tema do post enviado para rede colaborativa de hoje e quem escreve é o Johnny, o John Baltazar.

Formado na área de eletrônica, ele trabalha como artesão profissional há 18 anos. Após formalizar seu atelier através do MEI em 2010, fez vários cursos e pesquisa junto ao SEBRAE. Assim se tornou consultor e orientador sobre o MEI. Atualmente mantem um grupo no Facebook voltado ao MEI que conta com mais de 14.000 membros.

O que é a Consulta Prévia de endereço

+ Conheça a loja criativa com produtos feitos à mão do Johnny!

O que é a Consulta Prévia de endereço e atividade?

Pra que serve, onde e porque fazer a consulta prévia?

A consulta prévia é uma pesquisa realizada junto à Prefeitura (ou Administração Regional) para o cidadão verificar e confirmar se o endereço ou local desejado para estabelecer o seu negócio é passível de instalação das atividades da empresa ou não.

O órgão responsável para responder a consulta prévia é a prefeitura municipal ou Administração Regional, no caso do DF. É ela que determinará se o endereço indicado para estabelecer a sua empresa é passível ou não de instalação da atividade comercial. Para fazer a consulta prévia, consulte a página da Prefeitura na internet. Se houver, caso contrário faça contato via telefone diretamente com o setor responsável, cada cidade tem um nome diferente, na maioria é setor de ISS ou Finanças.

Lembre-se: antes de efetuar a sua formalização no Portal do Empreendedor, procure se informar perante a Prefeitura ou Administração sobre o local e atividade que pretende exercer. Leve consigo o seu carnê do IPTU ou qualquer documento que tenha o seu endereço completo e correto.

+ Consulte outros artigos para aperfeiçoar seu negócio criativo.

+ Busque materiais para sua loja no Elo7.

Por que fazer a consulta prévia?

Todas as cidades brasileiras tem independência entre si. Ou seja muita coisa que é permitido em uma cidade não é permitido em outra, e vice-versa. Em todas as cidades existem dispositivos legais que regulamentam e disciplinam as atividades e a vida da cidade e seus moradores. Esses dispositivos são: o Código de Zoneamento Urbano, o Código de Posturas Municipais, o Plano Diretor…

Toda cidade é dividida em zonas, as mais comuns são: Zona Residencial (onde só pode haver residencias), Zona Turística (onde pode haver empresas e residencias) e a Zona Mista (onde pode haver um pouco de cada, inclusive indústrias). Nesse caso é o Código de Zoneamento Urbano é quem determina se em determinado bairro e em determinada rua da cidade pode existir empresas. E quais os tipos de empresas pode existir no local.

Código de Posturas Municipais

Já o Código de Posturas Municipais é quem determina como e onde as edificações devem ser construídas. Se determinada edificação comporta determinado tipo de empresa (Indústria, Comercio ou Prestadora de Serviços)… Por isso que a consulta prévia é importante antes da abertura da MEI. Isso evita problemas na formalização. Tais como o embargo, o cancelamento do registro, CNPJ e multas.

Veja link das atividades permitidas ao MEI, se caso a sua atividade não conste dessa lista, a sua formalização é inviável.
No próximo post, vou falar sobre algumas situações que permitem a formalização como MEI, com algumas ressalvas. Fique atenta(o)! Ficou claro o que é a Consulta Prévia de endereço depois da leitura? Esperamos ter auxiliado!
bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

Veja Também

Produção artesanal de final de ano: 5 passos para ganhar tempo

Produção artesanal de final de ano: como se planejar

Quem escreve hoje para a Rede Colaborativa é a Susana Dias, criativa por trás da ...