Home | Dicas | Conheça o que é a jarina – Por Lou Segatte

Conheça o que é a jarina – Por Lou Segatte

A Lou Segatte, designer que desenvolve acessórios utilizando sementes, madeiras, cascas de frutos, palhas e fibras coletadas nas florestas brasileiras, é a nossa convidada de hoje para falar sobre a jarina, uma semente fantástica que ela mesma usa nos lindos acessórios que faz.

Lou, obrigada pela matéria ! Adorei conhecer o que é a jarina e fico impressionada com o resultado do seu trabalho com essa semente tão interessante.

Para quem quiser falar com a Lou enquanto a lojinha dela no Elo7 ainda não está pronta, é só escrever para lousegatte@hotmail.com.

Um beijo,

Mônica Ipolito.

A magia da floresta

Reportando à Antiguidade, nos damos conta do quanto é importante cultivar a beleza dos ornamentos. Grandes artesãos confeccionaram joias únicas, com valores absolutos, utilizando produtos que a natureza oferecia. Atualmente a cultura desses povos volta a ser a grande alavanca para a criação da joalheria moderna. E é nesse histórico que tomamos conhecimento da joia produzida há muito tempo pelo indígena brasileiro. A confecção das peças até pouco tempo atrás servia apenas para ornamentar seus próprios povos. Os inúmeros materiais que a natureza ainda oferece, atualmente fortalecem economicamente essas etnias e em consequência disso, vemos hoje espalhadas por todo o território nacional e internacional as joias orgânicas ainda pouco conhecidas.
Dentre as milhares de espécies nativas da floresta brasileira, algumas fazem a diferença quando confeccionamos joias artesanais. Exemplo disso é a semente de jarina, conhecida também como marfim vegetal da Amazônia. Dessa palmeira nativa usavam-se apenas as palhas para cobertura de ocas e também os frutos para alimentação de homens e animais.

A jarina é uma palmeira nativa da região equatorial das Américas Central e do Sul e também conhecida como marfim vegetal pela produção de sementes de consistência e coloração semelhantes ao marfim animal. É uma palmeira que possui crescimento lento, sendo encontrados indivíduos com mais de 100 anos de idade. As folhas (palhas) são utilizadas para cobertura de casas por populações locais, a polpa não amadurecida utilizada para alimentação humana e de animais e as fibras para confecção de cordas.

Contudo, a parte mais usada da planta é a semente. Essas amadurecidas tornam-se duras, brancas e opacas como o marfim, com a vantagem de não serem quebradiças e são fáceis de serem trabalhadas. A semente tem uma casca composta por três camadas, sendo a mais interior fortemente fixada à amêndoa e, em geral, preservada pelos artesãos, pois permite desenvolver belos trabalhos. A árvore fêmea produz cerca de 6 a 8 cachos de frutos/ano, pesando cerca de 9 a 12 kg, com 8 a 12 sementes cada fruto. A semente tem aproximadamente 2,0 cm de diâmetro, pesando 35 gramas em média.

Os frutos amadurecidos caem e soltam as sementes, permitindo a secagem que dura de 4 semanas a 4 meses, dependendo das condições climáticas. A semente tem forma triangulóide e leva de 3 a 4 anos para germinar e as plantas de 7 a 25 anos para início da frutificação.

A espécie pode ser encontrada a partir de 150 a 200 m até 1.000m de altitude, em submata inundável, à sombra das árvores altas, nos lugares arejados, em temperatura de 22 a 28º. Normalmente são encontradas em bosques de sua própria espécie, formando aglomerados homogêneos também conhecidos por jarinais.

O pré-beneficamento da jarina consiste na secagem da semente ao sol por três meses ou mesmo em estufa. A casca que cobre a semente é removida de forma manual, utilizando facas ou canivetes, deixando-as secar ao sol mais uma semana.

Entre as várias possibilidades de beneficiamento da jarina estão: a produção de artesanato ou biojoias, de peças de decoração ou botões.

A amêndoa de jarina pode ser modificada em sua coloração, através de:
• tingimento com corantes sintéticos e naturais,
• cozimento e/ou imersão em óleos,
• ação térmica, como pirógrafo e aquecimento,
• amadurecimento controlado e envelhecimento, graças a sua microporosidade.

Os produtos à base de jarina têm prazo de vida. As sementes tem vida de 5 a 10 anos, pois podem sofrer ataque de microorganismos, dependendo muito dos cuidados adotados pelo consumidor.

De volta às origens

Os nativos da América do Sul como Maias, Incas e Astecas usaram jarina para melhorar a saúde emocional, a saúde espiritual e, de um modo geral, para o bem-estar. Para eles a jarina é tão sagrada quanto às árvores de bodhi são para as pessoas da Índia e do Sudeste da Ásia. A noz da jarina tem a força e a inteligência de um elefante, por isso os nativos da América do Sul l he chamaram marfim vegetal.

Nas culturas asiáticas, a palmeira de jarina é a Ganesha, o Removedor de Todos os Obstáculos. A noz desta árvore sagrada é um domicílio vivo de Lakshmi, a deusa da Prosperidade; nas suas folhas reside Sarasvati, a deusa da Sabedoria; nas suas raízes vive Parvati, a deusa de Fertilidade; e Durga, a deusa de Resistência e Virilidade mora no seu tronco. Desde sempre que as yantras e as mandalas feitas de jarina foram um dos objetivos principais nas viagens sagradas dos sábios. A jarina ocupou um lugar importante em vários aspectos da vida: na dieta e na medicina, nos rituais, nas belas artes, e também como joia, por causa do seu valor espiritual e por suas propriedades curativas.

Os curandeiros indígenas usam jarina para reforçar a vitalidade e curar doenças causadas pela baixa energia ou pelo enfraquecimento do sistema imunitário. A jarina corresponde ao Sol e à energia do plexus solar, por isso confere também poder, vontade e determinação. Julga-se que tem um efeito sobre a nossa medula óssea.

Os artistas na Colômbia esculpem a jarina e coloram cada pedaço à mão. Seguindo os princípios de yantras e mandalas, os indianos usam estas peças em combinação com outros materiais naturais. Combinada com as pérolas, a jarina estimula as virtudes tenras do coração, do amor, da compaixão e da bondade. O resultado é uma joia sagrada; a passagem para o mundo da beleza interior.

Você pode usar as jarinas como um ornamento, como um amuleto natural para melhorar sua saúde, e também para favorecer o seu crescimento espiritual.

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

19 comentários

  1. Sou do RJ e adorei essa semente.O seu trabalho além de cultura pura é de extremo bom gosto. Espero muito em breve poder adquirir peças.
    Abraços
    Beth Fernandes

  2. Sou do RJ e adorei essa semente.O seu trabalho além de cultura pura é de extremo bom gosto. Espero muito em breve poder adquirir peças.
    Abraços
    Beth Fernandes

  3. Sou do RJ e adorei essa semente.O seu trabalho além de cultura pura é de extremo bom gosto. Espero muito em breve poder adquirir peças.
    Abraços
    Beth Fernandes

  4. Faço arranjo de sementes, gostaria de saber qual o produto certo para tingimento de sementes; tenho algumas sementes que tem brilho e não consigo tingir, como faço para poder tingir?
    Espero resposta
    agradeço
    Mara
    Meu e-mail msartesanato@yahoo.com.br ou sandrinhalavras@hotmail.com

  5. Faço arranjo de sementes, gostaria de saber qual o produto certo para tingimento de sementes; tenho algumas sementes que tem brilho e não consigo tingir, como faço para poder tingir?
    Espero resposta
    agradeço
    Mara
    Meu e-mail msartesanato@yahoo.com.br ou sandrinhalavras@hotmail.com

  6. Faço arranjo de sementes, gostaria de saber qual o produto certo para tingimento de sementes; tenho algumas sementes que tem brilho e não consigo tingir, como faço para poder tingir?
    Espero resposta
    agradeço
    Mara
    Meu e-mail msartesanato@yahoo.com.br ou sandrinhalavras@hotmail.com

  7. maria helena caldas

    Gostei das suas criações e do que escreveu sobre os aspectos culturais da jarina. Sou pesquisadora e também crio acessórios. Preciso de infos sobre tingimento natural de sementes.Vc poderia ajudar? por favor escreva pra mim no: mhcaldas@gmail.com
    abs e feliz 2010
    Maria Helena

  8. maria helena caldas

    Gostei das suas criações e do que escreveu sobre os aspectos culturais da jarina. Sou pesquisadora e também crio acessórios. Preciso de infos sobre tingimento natural de sementes.Vc poderia ajudar? por favor escreva pra mim no: mhcaldas@gmail.com
    abs e feliz 2010
    Maria Helena

  9. maria helena caldas

    Gostei das suas criações e do que escreveu sobre os aspectos culturais da jarina. Sou pesquisadora e também crio acessórios. Preciso de infos sobre tingimento natural de sementes.Vc poderia ajudar? por favor escreva pra mim no: mhcaldas@gmail.com
    abs e feliz 2010
    Maria Helena

  10. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar com nós artesãs, um pouco da história dessa belíssima semente que é a jarina!

    Sucesso!!!

    Marcia Medeiros

  11. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar com nós artesãs, um pouco da história dessa belíssima semente que é a jarina!

    Sucesso!!!

    Marcia Medeiros

  12. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar com nós artesãs, um pouco da história dessa belíssima semente que é a jarina!

    Sucesso!!!

    Marcia Medeiros

  13. Parabéns Lou já vi muitos acessórios com sementes mas nada tão elegante quanto esses que você produz. Aqui em Santa Catarina você faria muito sucesso. Quer pensar no assunto e montar uma loja por aqui?
    Sucesso
    Karina Livink

  14. Parabéns Lou já vi muitos acessórios com sementes mas nada tão elegante quanto esses que você produz. Aqui em Santa Catarina você faria muito sucesso. Quer pensar no assunto e montar uma loja por aqui?
    Sucesso
    Karina Livink

  15. Parabéns Lou já vi muitos acessórios com sementes mas nada tão elegante quanto esses que você produz. Aqui em Santa Catarina você faria muito sucesso. Quer pensar no assunto e montar uma loja por aqui?
    Sucesso
    Karina Livink

  16. Jarina Rodrigues

    :) Legal

  17. Jarina Rodrigues

    :) Legal

  18. Jarina Rodrigues

    :) Legal

  19. Jarina Rodrigues

    :) Legal