Home | Equipe Elo7 | Eco cartonagem no Craft Day: confira o que rolou

Eco cartonagem no Craft Day: confira o que rolou

E teve mais Craft Day, mais precisamente nossa 21ª edição! Dessa vez, a técnica que os colaboradores do Elo7 puderam experimentar foi a eco cartonagem, com a criação de uma carteira mágica feita com caixa de leite do tipo longa vida ou Tetra Pack.

eco-cartonagem

A oficina de eco cartonagem tem como objetivo levar os participantes a refletirem sobre o consumo consciente e nosso descarte de resíduos.

A expert da vez a nos presentear com uma aula foi a Fernanda Moro, da Malungo Art.

Confira como foi a oficina de eco cartonagem no Craft Day!

Para a oficina, reutilizamos embalagens longa vida (leite, sucos, creme de leite, leite condensado, etc) para produzir a carteira mágica, mas as embalagens também podem dar vida à bolsas, carteiras, cases para celular e muitos outros produtos para o dia a dia.

Os colaboradores entraram no clima e produziram peças lindas, não parecia que era a primeira vez que trabalhavam com a eco cartonagem.

eco-cartonagem2

Mas por que reutilizar estas embalagens?

  • As embalagens cartonadas são compostas por 3 camadas: plástico, papelão e alumínio. Por ser necessário separar esses três materiais para a reciclagem, o processo se torna complexo e caro.
  • Na natureza, estas embalagens demoram em torno de 200 anos para se decompor.
  • Elas geralmente são desconsideradas pelos catadores de material reciclado, pois uma tonelada desse material vale em média R$ 300,00. Sendo que cada unidade pesa aproximadamente 15 gramas.
  • Os produtos confeccionados a partir da reutilização destas embalagens são ecológicos, leves e podem ser lavados.
  • Com algumas técnicas simples e muita criatividade é possível dar vida nova para essas embalagens e, principalmente, ajudando a diminuir o impacto do descarte desenfreado, com consciência e muito bom gosto!

+ Aproveite para conhecer mais produtos da loja Malungo Art

+ Confira mais bastidores do nosso dia a dia criativo no QG do Elo7

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.