Home | Faça você mesmo | Decoração | Almofada porta-pipoca: passo a passo com molde

Almofada porta-pipoca: passo a passo com molde

Tem habilidade na costura? Que tal fazer uma almofada porta-pipoca? O passo a passo requer experiência na máquina de costura, mas não é um bicho de sete-cabeças! Confira como fazer!

Almofada porta-pipoca: materiais necessários

Faça você mesmo!

Para começar, utilize as medidas disponibilizadas nesse arquivo do molde da almofada porta-pipoca*. Transfira as medidas indicadas para um papel kraft ou outro papel que preferir. Uma boa dica é usar a própria medida do seu copo e balde de pipoca para fazer os moldes circulares. Risque os moldes no tecido escolhido.

Para transferir os moldes em papel para o tecido, utilize caneta ou giz. Corte os tecidos deixando 1 centímetro de sobra para os lados (exceto os círculos da parte superior da almofada, que devem ser cortados no tamanho exato).

Corte os moldes da seguinte forma:

Uma parte de cima da almofada

Uma parte debaixo da almofada

Dois moldes circulares do fundo do copo, um molde circular do fundo do balde de pipoca, duas laterais do molde do copo, uma lateral do balde de pipoca

E a lateral da almofada

Costure as laterais dos copos e do balde.

Costure também o fundo do copo e balde. Para unir a lateral com o fundo, coloque o fundo do copo na parte interna, de forma que o lado direito do tecido da lateral fique com o lado direito do tecido do fundo.

Aqui a dica é utilizar somente o volante da máquina para que a costura circular fique perfeita. Vá fechando a costura do fundo dos copos e balde aos poucos.

O encaixe dos copos e balde de pipoca deverão ficar dessa forma:

Para unir os encaixes dos copos e balde na parte superior da almofada, costure na margem do círculo vazado. A costura deverá ficar assim:

Agora é hora de emendar a lateral da almofada na parte de cima e debaixo. Dê alguns piques com a tesoura no tecido nos cantos arredondados.

Não esqueça de deixar um espaço para o enchimento da almofada.

Desvire a almofada.

Preencha a almofada com enchimento acrílico. Não se esqueça de fazer esse passo com o balde de pipoca e copos no lugar, para não correr o risco de não conseguir encaixar depois.

Costure o vão à mão para dar o acabamento.

Prontinho! Sua almofada porta-pipoca está pronta. Que tal saborear uma pipoquinha no sofá com seu amor?

Encontre almofadas para pipoca criativas e feitas à mão no Elo7

Aqui você encontra o presente ideal para o Dia dos Namorados!

Veja também o passo a passo de apoio para tablet

Dicas

* O molde não está em tamanho real. O arquivo serve para referência das peças que compõem a almofada. Se preferir, anote as medidas:

  • parte superior da almofada 30 x 50 cm
  • encaixes dos copos 6 cm de diâmetro (fundo), 25 x 21 x 10 cm (lateral)
  • encaixe do balde de pipoca 10 cm de diâmetro (fundo), 46 x 42 x 12 cm (lateral)
  • parte inferior da almofada 30 x 50 cm
  • lateral da almofada 160 cm (dica: se precisar, emende o tecido para fazer a tira lateral completa)

Utilize o próprio copo ou balde de pipoca para fazer os cantos arredondados da almofada!

Gostou do passo a passo de almofada porta-pipoca? Tem mais projetos de costura que você quer ver por aqui? Deixe suas sugestões nos comentários!

Projeto adaptado do blog Costurando Sonhos

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.