Home | Faça você mesmo | Decoração | Aprenda a fazer bandeirola de tecido

Aprenda a fazer bandeirola de tecido

bandeiroladetecido1

Bandeirolas são super bem-vindas na decoração dos quartos de bebês e nas festas feitas em casa! Aprenda a fazer bandeirola de tecido com a criativa Luciana da Tecelinha!

Materiais que vai precisar:

  • máquina
  • tecidos
  • linha branca e da cor do viés
  • viés de 2cm de largura
  • alfinetes, agulha de crochê, agulha de costura
  • cortador circular e/ou tesoura
  • cola pano
  • papelão para molde

Como fazer:

1. Molde

Em um papel rígido como papelão de embalagem ou caixa, desenhe um triângulo com 16 cm na parte de cima e 16 cm de altura. Para criar, faça um traço com a medida, ache o meio e trace mais um perpendicular e depois feche as laterais, que vão ter cerca de 18 cm.

bandeiroladetecido2

2. Corte dos tecidos:

Posicione o molde no tecido e vá riscando cada bandeirola pensando no maior aproveitamento do tecido. Em seguida, junte os dois triângulos com os lados direitos (lado estampado do tecido) para dentro e coloque um alfinete na parte central.

3. Costura dos triângulos:
Depois de todos cortados e com alfinetes, comece a costurar um a um iniciando a costura na parte de cima (menor) lembrando de deixar um pedaço sem costurar no centro. É por esta brecha que vai virar o tecido da bandeirola.

bandeirola_costura

4. Corte cantinhos:
Depois de todos costurados, faço pequenos cortes nas quina de cada triângulo, para evitar que as pontinhas fiquem volumosas ao virar o tecido.

5. Tire do avesso:

Depois de virar o triângulo para o lado direito é preciso empurrar os cantos por dentro para que fiquem bem certinhos.  Use uma agulha de crochê ou tesoura sem ponta.

bandeirola_tecido

6. Passe com ferro:
Com todos virados, agora é hora de passar. Isso deve ser feito antes de costurar o viés.

7. Costure o viés:
Marque o meio do viés com o ferro para ficar pronto para aplicar. Você pode passar mais ou menos 2 metros, sem cortar o final, para garantir que tenha o suficiente. Pense sempre no espaço entre as bandeirolas!

bandeirola_costura1

Deixe 10cm sem bandeirinhas em cada ponta e então posicione a primeira delas. Antes de costurar, marque com alfinete ou cole com cola de tecido para ajudar. Feito isso, comece a costura deixando 3cm entre elas. Use e abuse do ferro para tirar qualquer irregularidade e amassado.

bandeiroladetecido2

8. Costura de acabamento:
Em seguida faça a costura de acabamento da peça com uma linha da mesma cor do viés. Essa costura é simples, mas é bom ajudar com as mãos para que a peça não sofra com o sobe e desce da espessura de tecidos enquanto costura na máquina. Para fechar, é só finalizar as laterias virando as pontas de 10cm para o verso das bandeirinhas. Arremate com alguns pontinhos.

Prontinho! As bandeirolas estão prontas para decorar sua festa ou enfeitar um ambiente da sua casa!

Nosso agradecimento a Luciana Giraldo, lojista da Tecelinha. O projeto foi publicado também no portal parceiro Viva Decora, que traz sempre boas ideias de décor!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.