Home | Faça você mesmo | Encher bobina corretamente: aprenda

Encher bobina corretamente: aprenda

Encher bobina corretamente é um passo muito importante para quem está costurando. O Blog do Elo7 em parceria com a Singer, ensinam você em uma série de vídeos, a dar os primeiros passos na costura. Neste vídeo, você aprenderá como encher bobina da sua máquina.

encher-bobina-dicas-de-costura

Encher bobina para começar a costurar

Encher bobina e colocá-la na caixa de forma correta é fundamental para uma costura perfeita, assim como o tipo de bobina, que influencia diretamente na qualidade da sua costura. Para a utilização correta da bobina e evitar má formação no ponto, ponto esticado, ponto solto ou outras alterações, aqui vão algumas dicas.

É preciso seguir corretamente o passo a passo de encher bobina, porque se a linha não for passada no tensor, ela não ficará bem distribuída na bobina. Isso a deixará fofa, como dizem as costureiras. E caso a linha não esteja enrolada de modo uniforme na bobina, os pontos podem sair irregulares. Então, é preciso enrolá-la novamente.

+ Ateliês de costura: inspire-se nessa ideia!

+ Costura invisível: desvende a técnica

+ Corte e costura de roupas: atual ainda hoje

Dica importante:

Lembre-se que fiapos de algodão, linha e outros materiais externos acabam se acumulando no compartimento da bobina e, quando isso acontece, os pontos ficam irregulares. Por isso, a limpeza do compartimento da bobina é fundamental. Para isso, utilize o pincel de limpeza que vem na sua máquina. Caso você não tenha, use um pincel pequeno para isso.

Após a limpeza, pingar algumas gotas de óleo de máquina no centro da lançadeira para assegurar um funcionamento suave. E antes de começar o seu trabalho, costure um pedacinho de tecido comum para eliminar o excesso de óleo, evitando que sua peça se suje.

Mas como saber se a tensão está correta?

Uma dica para ter certeza de que a linha está bem tensionada na caixa da bobina, é você fazer um teste. Puxe a linha da caixa da bobina, se ele tiver saindo livremente é porque ela está com falta de tensão. Aí você aperta o parafuso, que fica na caixa da bobina, no sentido horário. Mas lembre-se: linha muita apertada a costura fica repuxada e franzida. Já muita solta os pontos ficam soltos. Não esqueça que o sentido horário aumenta a tensão e o anti-horário diminui a tensão.

Outro ponto importante é verificar o tipo de bobina de sua máquina. Se a máquina usa bobina alta tem sempre de usar bobina alta. Se for bobina baixa, o procedimento é o mesmo. Na hora de colocar a bobina na máquina, a linha tem que sair no sentido anti-horário

Aprenda a encher bobina corretamente!

Nossa parceria com a Singer é assim: você aprende com quem entende do assunto. Aguarde os próximos vídeos com mais dicas!

Você gosta de passo a passos? Confira algumas sugestões do Blog do Elo7:

+ Bolsa anti-cólica para o bebê

+ Barra de calça jeans

+ Turbante que está em alta

+ Máscara de dormir

+ Porta-treco para carro com crianças

Aproveite para ver todos os conteúdos que o Blog do Elo7 preparou com passo a passos incríveis.

banner-youtube

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.