Home | Faça você mesmo | Brinquedos antigos para fazer com as crianças: veja ideias

Brinquedos antigos para fazer com as crianças: veja ideias

Que tal apresentar as brincadeiras de antigamente para seus filhos ou sobrinhos? Fizemos uma seleção de brinquedos antigos para fazer com as crianças e reviver os bons e velhos tempos! Confira as ideias, separe os materiais e mão na massa!

Pião de corda da Aolibama

Brinquedos antigos para fazer com as crianças

Bilboquê

Lembra-se do bilboquê? O desafio do brinquedo é encaixar a parte presa na corda no cabo que fica preso à mão. E ele pode ser feito de várias formas, com peças de madeira ou até mesmo garrafa PET. O passo a passo explicamos nesse post e utilizamos garrafa de leite como base. Inspire-se para fazer para as crianças também.

brinquedos antigos para fazer com as crianças
Brinquedos antigos para fazer com as crianças: bilboquê é diversão garantida!

5 marias

As 5 marias antigamente eram pedrinhas com mais ou menos o mesmo peso e tamanho. Era uma das brincadeiras preferidas da criançada que hoje tem cerca de 30 a 40 anos. Quer fazer uma versão para relembrar a brincadeira com as crianças? Ensinamos a fazer uma versão com feltro e arroz. Confira nesse post.

5 marias passo a passo: crie com feltro ou retalhos de tecidos diversos

Jogo da velha

Um dos jogos de tabuleiro mais divertidos e rapidinhos de brincar é o jogo da velha. Ele é tão versátil que dá para brincar com caneta e papel, giz e chão e até caixinha e tecido, como fizemos nesse passo a passo. Confira.

Um clássico da infância é o jogo da velha. Para deixar mais divertido, substitua o X e o O por bichinhos.

Brincadeira do elástico (pernas)

A brincadeira do elástico não requer nada além do… elástico! É superfácil e você pode relembrar as regras para ensinar aos seus filhos com esse vídeo do canal Educar para Crescer:

Brincadeira do elástico (mãos) ou cama de gato

A cama de gato também é uma brincadeira divertida e, além disso, dá para treinar habilidades como atenção e coordenação motora. No vídeo abaixo você também conseguirá relembrar para ensinar a brincadeira do elástico com as mãos para a turminha:

Outras brinquedos de antigamente para fazer com as crianças:

Quer mais inspiração de brinquedos e brincadeiras antigas para apresentar aos pequenos? Confira aqui!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.