Home | Faça você mesmo | Caderno de bolso com costura: aprenda!

Caderno de bolso com costura: aprenda!

cadernocomcostura

Ninguém resiste a um caderninho! Mesmo tendo alguns pela casa, na mesa do trabalho e na bolsa, sempre tem espaço pra mais um! Feito por você então, é ainda mais legal! Vamos aprender a fazer um caderno de bolso com costura? Quem nos ensina é a lojista Simone, da loja Craft&Canela. Acompanhe o passo a passo e mãos à obra!

materiais

Material necessário:
  • 20 folhas A4 sulfite comum
  • 1 folha para scrapbooking estampada
  • Agulhão e agulha nº 3
  • 2 Clips tipo japonês
  • Placa de EVA de 10mm ou uma borracha
  • Linha cordonê encerada de poliéster colorida
  • lapiseira, régua de metal, estilete, dobradeira, tesoura e base de corte

Processo criativo

Comece cortando um retângulo do papel estampado do tamanho do papel A4. Agora, faça o gabarito dos furos dobrando uma folha A4 ao meio e em cima da dobra, marque onde serão os 3 furos com a lapiseira e a régua.

cadernocomcostura1

Neste momento, junte na ordem: gabarito, capa e folhas A4 do miolo do caderno. Com a ajuda de 2 clipes tipo japonês ou como o da foto, alinhe tudo e prender dos dois lados.

cadernocomcostura4

Com ajuda do o agulhão fure tudo junto conforme o gabarito. Coloque um pedaço de EVA ou borracha embaixo para te ajudar a furar melhor. É hora de tirar o gabarito da frente e prender novamente com clips.

cadernocomcostura3

Agora, corte a linha com 2x o tamanho do caderno. Coloque a agulha. Não é necessário dar nó na ponta da linha. Tente sair no furo do meio deixando um pedaço da linha para dentro. Entre pelo furo de cima e saia pelo furo de baixo. Entrar novamente pelo furo do meio.

cadernocomcostura5

Agora terá o pedaço que deixou no começo e o restante da linha. Passe um pedaço pra cada lado da linha que está passando pelo meio e dê dois nós. Corte o excesso das linhas.

cadernocomcostura6

Pra finalizar, dobre o caderno ao meio com a ajuda da dobradeira.

cadernocomcostura7

Por último refile a lateral do caderno.

corte

Dica: Deixe o caderno sobre o peso de livros depois que terminar para que fique bem retinho.

caderneta1

Pronto! Seu caderno está pronto para uso! Aí está uma boa opção de lembrança ou presente para uma amiga, hein? Para encontrar material para o seu caderno, vem cá! Quer opções já produzidas? Na loja da Simone que topou ensinar a técnica você encontra lindos. Pra ver mais, nesta lista também. 

Boa criação e costura no papel para vocês!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.