Home | Faça você mesmo | Caleidoscópio, veja como fazer

Caleidoscópio, veja como fazer

caleidoscopio pap1

Você já conhece o caleidoscópio? O brinquedo cria formas geométricas divertidas graças ao reflexo dos espelhos que há dentro da peça, geralmente recheada com contas coloridas. Se o seu pequeno não conhece ainda esse brinquedo, que tal fazer junto com ele um caleidoscópio inspirado nas cores e na magia do Pequeno Príncipe? Não se preocupe em procurar espelhinhos para fazer seu caleidoscópio: utilizamos réguas escolares para criar o nosso e o efeito visual é o mesmo! Vem ver como é fácil fazer!

Caleidoscópio: materiais

caleidoscopio pap5

3 réguas escolares transparentes novas
Fita adesiva (aqui utilizamos fitas coloridas)
Papel cartão na cor desejada
Papel vegetal ou outro que tenha um pouco de transparência
Plástico transparente (pode ser também plástico filme)
Lantejoulas, contas, miçangas ou outros materiais coloridos disponíveis

Faça você mesmo!

Para começar, una as 3 réguas em formato triangular com a fita adesiva. Se a régua escolhida tiver um lado abaulado (como a nossa), deixe os lados retos para dentro do triângulo. Passe fita adesiva em pelo menos 3 pontos das réguas para uni-las de forma segura. Se você olhar para o triângulo de réguas, já vai ver que a partir deste ponto já dá para ver as formas geométricas se formarem! Mas vamos deixar nosso caleidoscópio mais bonito, certo?

caleidoscopio pap

Em uma das extremidades do triângulo, fixe um pedaço de plástico transparente, cortado em formato também triangular (isso evitará das lantejoulas caírem). Se você não tiver um pedacinho de plástico por aí, não se preocupe, use o plástico filme da cozinha mesmo!

Agora é hora de cobrir o triângulo. Envolva-o no papel cartão (aqui utilizamos a cor amarela para ficar com cara de Pequeno Príncipe, mas você pode utilizar a cor que preferir, quanto mais escura, melhor). Deixe uma sobra de papel de mais ou menos 2cm na extremidade em que você colocou o plástico, para dar espaço às lantejoulas. Fixe o papel com fita adesiva ou cola.

caleidoscopio pap2

Agora é que começa a ficar divertido! Coloque as lantejoulas, miçangas, contas e o que você tiver de peça colorida no espaço entre a ponta plastificada e a sobra de papel. Só não exagere! Não é necessário encher muito esse espaço com pecinhas, lembre-se que é necessário que a luz penetre para fazer o efeito geométrico.

Para que as peças não escapem, cubra essa ponta com papel vegetal ou algum outro que tenha um pouco de transparência. Fixe também com fita adesiva. Na outra extremidade, limite a abertura do caleidoscópio colocando um pedaço de papel cartão com um furo no meio. Assim a experiência de olhar o caleidoscópio ficará mais interessante!

caleidoscopio pap3

E para finalizar, decore-o como preferir! Aqui utilizamos fita adesiva azul e colamos estrelinhas de lantejoulas para deixar a peça mais lúdica ainda!

E olha só quanto efeito lindo o caleidoscópio causa!

caleidoscopio pap4

Curtiu a brincadeira? Veja caleidoscópios prontinhos já disponíveis no Elo7:

caleidoscópio

Caleidoscópio Lidiane Indali, Bruno Simi Junior e Caleidoscópios Espelho Mágico

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.