Home | Faça você mesmo | Como afiar tesoura, alicate e deixar seus alfinetes sempre bons

Como afiar tesoura, alicate e deixar seus alfinetes sempre bons

Saber como afiar tesoura, alicate e até seus alfinetes pode ser a diferença entre ter uma boa ferramenta em seu ateliê ou apenas uma peça que irá trazer desgaste e até estragos em seus materiais. Além de usar os materiais de forma adequada, é importante fazer uma manutenção periódica. Confira algumas dicas e formas de afiar tesouras, alicates e de quebra, veja um truque para deixar seus alfinetes sempre bons!

+ Confira dicas de costura para iniciantes aqui

Como afiar tesoura: veja três formas de fazer em casa

A primeira dica para deixar sua tesoura nova de novo é usar lixa (de madeira ou parede) para afiá-la. Corte a lixa algumas vezes com a tesoura que precisa de recuperação no corte e ela ficará nova de novo!

A segunda dica envolve o uso da esponja de aço para afiar a tesoura. O procedimento é o mesmo: corte a esponja por repetidas vezes e aos poucos a tesoura ficará afiada novamente.

papel alumínio também é alternativa para afiar suas tesouras. Dobre um pedaço de folha várias vezes. Corte-o com a tesoura até que ela fique com um bom ponto de corte.

Como afiar alicate: confira duas dicas

alicate de cutícula também pode ser afiado em casa. Se você já usou um alicate cego, provavelmente já teve aquele “bife” de cutícula arrancado, o que causa um transtorno danado!

Você pode fazer uma bolinha com papel alumínio e ir picotando com o alicate. Dessa maneira o corte voltará a ser como antes.

Mais um jeito é usar uma lixa de unha para afiar. Para isso, passe a lixa em um único sentido nas lâminas do alicate de cutícula. Repita o procedimento algumas vezes até que fique afiado novamente.

Guarde seus alicates para evitar perder o corte novamente! Porta-alicates da Handmade Ateliê

Dica para manter seus alfinetes sempre bons!

As costureiras de plantão podem já conhecer esse velho truque, mas é sempre bom relembrar! Colocar um pedaço de palha de aço dentro do porta-alfinetes deixará sempre suas peças afiadas. Ninguém merece alfinete sem ponta, algo que pode até estragar o tecido!

+ Veja como fazer um alfineteiro de dedo

Curtiu nossas dicas? Conhece mais formas de afiar tesouras, alicates e alfinetes? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.