Home | Faça você mesmo | Decoração | Como aplicar azulejo à decoração da mesa

Como aplicar azulejo à decoração da mesa

decor_azulejo

Os azulejos coloniais e azulejos hidráulicos continuam fazendo a cabeça de quem ama decorar espaços aconchegantes. Além da aplicação tradicional, como revestimento de pisos e paredes, é superbacana bolar novas ideias para aplicar azulejo à decoração. O que acha então de criar você mesma(o) uma bandeja com multifunções? Ideal para uma mesa posta e linda!

Quem ensina é a expert no assunto Mila Luz da loja Miluz Artes & Mimos. Vamos aprender?

Materiais necessários

materiais

  • uma bandeja de madeira
  • uma lixa 180
  • 2 pincéis macios
  • gel envelhecedor tabaco (gosto da True Colors)
  • verniz acrílico brilhante (usei o da Camurcyl, fácil de passar e não tem tanto brilho)
  • 4 azulejos para mosaico
  • cola branca PVA extra forte

Vamos à produção da peça!

Para a base:

Passe a lixa em toda a bandeja, para retirar (ou ao menos reduzir) todas as imperfeições e deixar a peça pronta para receber a pintura. Depois, com um pincel macio pinte toda a peça usando o gel envelhecedor, em movimentos longos e lineares, sempre no mesmo sentido

Importante: a quantidade de tinta determina o tom da peça, então se quiser mais clara, basta espalhar mais a tinta em cada pincelada. Se gostar das ranhuras que o pincel deixa, então não use rolinho. Para uma pintura mais lisa, passe o rolinho para tirar as marcas do pincel.

pinturabandeja

Ao pintar, faça primeiro uma face, e suas laterais; deixe secar por pelo menos 3 a 4 horas para pintar a outra face. Use o gel a base de água, pois além de não ter cheiro, é fácil de pintar sem manchar e fácil de limpar o pincel depois.

Concluída a pintura, deixe a peça secar pelo menos de um dia para o outro antes de partir para o verniz. Com o outro pincel macio, passe o verniz acrílico com pinceladas longas e lineares, sempre no mesmo sentido; deixe uma camada generosa, mas sem deixar acumular muito produto em um único lugar.

Você vai perceber que a peça fica esbranquiçada, mas quando secar ela volta para a cor normal!  Lembre-se de deixar secar bem  em média 3 horas para cada face. E então, passe uma segunda demão depois de 24 horas. Deixe secar de um dia para o outro. Pronto, sua base já está pronta para ser decorada!

Fase da decoração:

Os azulejos escolhidos deverão ser centralizados na peça, formando um grande quadrado. Tome nota: Atenção para que fiquem harmoniosos e com a mesma distância entre eles e as bordas, em cada um dos lados.

Depois de alinhá-los, pegue um azulejo de cada vez, deixando os outros posicionados para não desalinharem; passe cola em todo o verso do azulejo e encaixe de volta no lugar. Faça isso em cada um dos 4 azulejos, e ao final, confira se estão alinhados; daí, faça uma leve pressão em cada peça, para garantir a fixação na base.

bandejaazulejos

Agora, deixe a bandeja em um superfície plana, em local arejado, e aguarde pelo menos 24 horas para a completa fixação da cola. E voilà!

bandejaazulejos1

Sua bandeja charmosa está pronta para decorar ou para servir. O que acha de estreá-la numa bela mesa no almoço de domingo?

E para ver mais artes da Mila Luz, clique aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.