Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: estampa de camiseta com stencil

Faça você mesmo: estampa de camiseta com stencil

Para fazer: camiseta estampada em casa com stencil

Quer ter uma peça com uma estampa exclusiva? Conheça o stencil, técnica para aplicar desenhos em superfícies utilizando diversos materiais recortados (vazados) com aplicação de tinta. Além de simples, é uma técnica  muito gostosa e econômica de fazer, dá pra estampar qualquer peça de algodão – de camisetas a fronhas, bolsas e toalhas!

Você vai precisar dos materiais abaixo:

  • Ferro de passar
  • AVBond Paper*
  • Papel carbono ou impressora
  • Estilete
  • Tinta para tecido
  • Recipiente para colocar a tinta (reaproveite bandejinhas de isopor ou caixas de ovos!)
  • Esponja (aquelas comuns, de lavar a louça)
  • Desenho tipo silhueta ou com linhas bem grossas
  • Pedaço de papelão um pouco maior do que o desenho que você vai utilizar

 
*O AVBond Paper é um papel termocolante. Ele é barato e facilmente encontrado em lojas de Patchwork. Você pode comprar o seu na loja virtual do fabricante, clicando aqui.

silhuetas e linhas grossas funcionam melhor!

Escolha um desenho “chapado”, ou seja, totalmente preenchido por dentro, como uma silhueta. Quanto mais detalhes e linhas finas, maior será a dificuldade de cortá-lo depois. Para te ajudar a encontrar inspiração para os desenhos, busque por “desenho stencil” ou “stencil silhouette” no Google.

Passe o desenho escolhido para o AVBond Paper com uma impressora ou papel carbono (também vale fazer desenhos à mão livre). Com o estilete, corte o contorno do desenho, deixando a parte em que irá a tinta vazada.

passe

Posicione o desenho onde desejar estampar e passe com o ferro até ele colar. Importante: sem vapor! Deixe um pouco de tinta no recipiente e molhe com o lado mais macio da bucha.

Coloque o papelão entre um tecido e outro, para não manchar o verso da sua peça.

Sem encharcar, pressione o lado macio da esponja com tinta na parte vazada do desenho, em cima do tecido. Dica: não esfregue, vá pressionando aos poucos até preencher tudo.

Se quiser dar mais uma graça à sua estampa, faça bolinhas com a ponta de borracha de um lápis! Fica super original e descontraído! É só passar a tinta na borracha e ir pressionando onde você quiser as bolinhas.

pintando04

Deixe secar por algumas horas (dá pra acelerar o processo com um secador de cabelos) e já pode usar a sua criação! O tempo para a tinta ficar “pra sempre” é de 24h, espere esse tempo para lavar sua peça.

Você sabia que aqui no Elo7 temos o Craft Day? Trata-se de um dia no mês quando todos colocam a mão na massa e fazem projetos criativos e artesanais. As camisetas estampadas foram o tema do último Craft Day. Da equipe de Comunidade, passando pelo Marketing, CEOs, Atendimento, Design e Engenharia, todos se jogaram no Faça Você Mesmo e fizeram suas peças estampadas, olha só!

A técnica do Stencil e também outras variações, como o Silk Screen, foram utilizadas no nosso Craft Day para estampar as peças das equipes.

Hora de sair estampando tudo por aí!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.