Home | Faça você mesmo | Como fazer bordado no bastidor: aprenda os pontos básicos

Como fazer bordado no bastidor: aprenda os pontos básicos

Certamente você já deve ter visto por aí dezenas (ou centenas) de inspirações de bastidores bordados. O bordado livre é uma técnica artesanal que vem ganhando cada vez mais espaço e hoje faz parte do dia a dia de muita gente! A arte é procurada como forma de distração, alívio do estresse e em alguns casos, acaba virando uma ótima fonte de renda. Ficou curioso(a) e quer ver como fazer bordado no bastidor? Preparamos um vídeo explicando o passo a passo de alguns pontos básicos. Confira e pratique aí também!

Aprenda pontos básicos com a gente e comece a bordar

+ Encontre bastidores para bordar aqui

+ Quer um bastidor bordado personalizado para chamar de seu? Veja a seleção criativa e feita à mão

Como fazer bordado no bastidor – materiais necessários

  • bastidor
  • tecido de algodão
  • agulha para bordar
  • linha de meada ou linha de bordado
  • tesoura

Faça você mesmo os pontos básicos do bordado à mão

 

Para começar a treinar os pontos básicos do bordado livre, coloque o tecido de algodão no bastidor, deixando-o bem esticado.

Você pode traçar linhas paralelas para treinar os pontos que explicamos no vídeo. São eles:

ponto de alinhavo, ponto partido, ponto atrás, ponto atrás enlaçado ou enrolado, ponto de alinhavo enlaçado ou minhoquinha, ponto de cadeia ou corrente, nó francês, ponto pé de galinha e ponto cruz

  • Ponto corrido ou alinhavo

Este é o mais simples e básico dos pontos. Ele serve para contornar trabalhos e é a base para outros tipos de pontos.

  • Ponto partido

Este é uma variação do ponto atrás. Você “parte” o ponto ao inserir a agulha com linha no meio do ponto de trás. Ele dá um contorno mais grosso e com formato que lembra uma trancinha.

  • Ponto atrás

Ótimo para contornos mais delicados, o ponto atrás é ideal para fazer letras, caules de flores etc. Para fazê-lo, faça um ponto de alinhavo normal, desça com a agulha, entre mais à frente e volte com a agulha no final do primeiro ponto.

  • Ponto atrás enlaçado ou enrolado

Para dar um aspecto torcido ao ponto, faça uma carreira de ponto atrás e recomece enlaçando outra linha, que pode ser de mesma cor ou diferente.

  • Ponto de alinhavo enlaçado ou minhoquinha

Superfácil, esse ponto decorativo dá volume ao trabalho. Pode ser feito para contornar um bastidor, por exemplo. Faça o ponto alinhavo e depois contorne passando a linha em ziguezague sem perfurar o tecido.

  • Ponto de cadeia ou corrente

Esse ponto que é usado para preenchimento é fácil de fazer e essa é apenas uma variação dele. Enlaçe o ponto da frente passando a agulha por ele, assim, começarão a formar pequenos elos.

  • Nó francês 

Esses nós delicados são bons para fazer miolo de flor e detalhes de bolinhas no trabalho. É necessário enlaçar a linha na agulha umas duas ou três vezes para dar o volume necessário às bolinhas.

  • Ponto pé de galinha

Esse ponto decorativo é fácil de fazer. Basta fazer três pontos retos que se iniciam no mesmo furo da trama do tecido, mas que terminam em ângulo.

  • Ponto cruz

Básico, esse ponto é uma outra forma de preenchimento. Faça pontos retos na diagonal e volte com agulha e linha formando as cruzes.

Para morrer de amores

Como fazer bordado no bastidor

Porta-aliança no bastidor bordado, da loja La Bordá

Bordado no bastidor da Nuvem Canela

+ Aqui tem 11 inspirações para aplicar o bastidor bordado na decoração da sua casa, confira!

 

Bastidor bordado da loja Imagine Birds

Curtiu aprender como fazer bordado no bastidor com esses pontos básicos? Tem mais ideias para os próximos passo a passos de bordado ou quer aprender novos pontos? Deixe suas sugestões nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.