Home | Faça você mesmo | Como passar linha na máquina: dicas práticas

Como passar linha na máquina: dicas práticas

Preparando a máquina para a costura: dicas práticas! Saber usar corretamente sua máquina de costura é essencial para seu bom funcionamento, conservação e durabilidade. E como passar linha na máquina é um dos procedimentos iniciais mais fáceis e básicos, porém, se feito de maneira errada, a linha pode enroscar e ir estragando a máquina com o tempo.

Para aqueles que possuem máquinas mais modernas, com passador de linha na agulha, fica ainda mais fácil. Confira algumas das nossas dicas para passar a linha corretamente.

como passar linha na máquina

Como passar linha na máquina: dicas

É sempre importante checar se a linha ficou bem colocada no tensor para ela não enroscar. Caso isso aconteça, o melhor a fazer é retirar toda a linha e refazer o processo.

Para ter certeza que a linha foi passada corretamente no tensor, antes de passá-la na agulha, é preciso abaixar a sapatilha e puxar a linha. Se ela tiver uma pequena pressão é porque está correta, mas se ela estiver correndo livremente, isso significa que está fora do tensor e que, então, é preciso passar novamente para que não enrosque.

Sempre use o fio guia na hora de passar a linha, seguindo as setas indicativas e lembre-se de girar o volante em sua direção na hora de colocar a linha na agulha.

+ Como encher a bobina da máquina: dicas práticas da Singer

+ Materiais e produtos para o seu ateliê de costura.

Como passar linha na máquina: fique de olho

Também é bom lembrar da importância de trocar a agulha com frequência. O tempo de vida útil de uma agulha normalmente é de 12 horas. Se a agulha estiver com a ponta desgastada ela causa a quebra da linha e dificulta também para captar linha da bobina, deixando os pontos falhos.

Não se esqueça de ajustar a tensão da linha conforme a espessura da linha e do tecido. Quanto mais grossos linhas e tecidos, maior a tensão. Se o ponto estiver solto no tecido, aumentar a tensão. Se o ponto estiver repuxando o tecido, diminuir a tensão.

Como passar linha na máquina – assista o vídeo:

+ Dicas para o seu ateliê: organização e inspirações.

+ Passo a passo: crie artigos para decorar feitos à mão.

O que acharam das dicas?

banner-youtube

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.