Home | Faça você mesmo | Como propagar suculentas a partir de folhas: dicas para ter mais plantinhas

Como propagar suculentas a partir de folhas: dicas para ter mais plantinhas

As suculentas são plantinhas incríveis! Elas aguentam longos períodos secos e ainda assim conseguem se multiplicar com alguma facilidade. E você, já sabe como propagar suculentas a partir de folhas? Nesse post traremos muitas dicas para fazer berçários para suas suculentas terem bebezinhos fofos!

Como propagar suculentas a partir de suas folhas

Comece retirando as folhas mais baixas do caule. Retire-as com todo cuidado, para que não se quebrem.

Segure a folhinha de maneira firme e mova-a de um lado para o outro até sentir o estalo. Somente a folha que sairá inteira poderá ser usada para propagar.

Importante: Antes de colocar as folhas na terra para que elas comecem a crescer e se tornarem mudas, é necessário deixá-las secar. Esse passo é imprescindível! Caso contrário, as folhinhas podem apodrecer e morrer antes de começar a se tornar muda. Deixe as folhas da suculenta cicatrizarem por pelo menos três dias ou até no máximo uma semana.

Repouse as folhas já cicatrizadas na terra com húmus. Dá até para colocá-las sobre cactus também e fazer uma espécie de enxerto. Mas vamos focar na terra mesmo!

Se sua terra já possuir húmus, não é necessário colocar fertilizantes nas folhinhas.

Deixe o vaso com as folhas em um lugar que receba luz solar indireta ou direta durante um período do dia (mas não o dia inteiro).

Após alguns dias (o tempo vai variar muito de planta para planta), começará a nascer raízes das folhinhas.

Você pode regar raramente a sua suculenta, mas é melhor deixar somente a terra úmida (nunca encharcada).

Depois das raízes, os bebês começarão a aparecer! São mini folhas que surgirão e começarão a crescer, até que a folha original comece a murchar.

Nesse ponto você terá duas opções: retirar cuidadosamente a folha-mãe, da mesma forma que retirou do seu caule original, ou deixar que ela caia naturalmente.

Note que não há uma fórmula exata para propagar suculentas a partir de suas folhas. Algumas folhas vão vingar, outras não chegarão nem a criar raízes. No geral elas propagam, mas cada folhinha tem seu ritmo, bem como cada tipo de suculenta.

+ Encontre itens de jardinagem criativos e feitos à mão no Elo7

+ Lembrancinhas de suculentas estão em alta. Encontre aqui

Ama suculentas assim como nós? Veja o que já fizemos com elas aqui no Blog do Elo7:

Veja como fazer um jardim vertical de suculentas na sapateira

Como plantar suculentas em xícaras e canecas aqui

Faça você mesmo um mini terrário suspenso como este.

Conheça os tipos mais comuns de suculentas aqui

Curtiu as dicas de como propagar suculentas? No próximo post falaremos como fazer a propagação dessas plantinhas a partir do caule. Fique de olho!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.