Home | Faça você mesmo | Como selecionar e ajustar pontos da máquina

Como selecionar e ajustar pontos da máquina

A parceira Singer traz dicas de como selecionar e ajustar pontos da máquina de costura, tanto as eletrônicas quanto as manuais! Fique atenta às dicas de quem mais entende de máquinas de costura. ;)

como selecionar e ajustar pontos

Como selecionar e ajustar pontos da máquina

Se você já tentou de tudo e ainda assim seus pontos estão saindo feios e irregulares, o problema pode estar na regulagem dos pontos.

Talvez a seleção e o ajuste dos pontos não estejam sendo feitas da maneira correta. Mas como corrigir esses pontos que estão frouxos ou então tensionados demais? É simples.

+ Tecidos para suas criações, no Elo7 tem!

+ Sianinhas para finalizar tudo de um jeito incrível!

Teste para ver se os pontos estão bons

Para verificar se os pontos estão irregulares, faça um teste com o ponto ziguezague – para uma boa regulagem, o ziguezague tem que ter o mesmo formato tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. Se isso não acontecer significa que um ajuste é necessário.

O ajuste de pontos geralmente se encontra em cima e à esquerda da máquina, e lembre-se de que quanto maior a numeração do tensor, maior será a tensão e quanto menor o número, menor a tensão.

Caso o número de tensão esteja muito alto, a costura vai repuxar e a linha vai ficar quebrando. Agora, caso o número de tensão esteja muito baixo, os pontos ficarão muito frouxos. A boa tensão normalmente fica entre o meio do número maior e do menor.

Também é importante dizer que a espessura do tecido e da linha influenciam na regulagem, ou seja, quanto mais grossa forem a linha e o tecido, maior a tensão e quanto mais finos, menor a tensão.

Para saber se a tensão está correta é só observar os pontos. Se eles tiverem bem distribuídos e não enrugar o tecido, é porque a tensão está boa.

E lembre-se sempre de girar o volante da máquina em sua direção na hora de realizar qualquer tarefa na máquina!

Nossa parceria com a Singer é assim: você aprende com quem entende do assunto!

+ Veja como trocar agulha da máquina de costura

+ Confira mais posts da Singer

Fique ligado nos próximos posts!

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.