Home | Faça você mesmo | Como tingir biquíni: veja 6 ideias para customizar

Como tingir biquíni: veja 6 ideias para customizar

Com a chegada do verão, é hora de preparar as roupas de banho para aproveitar ao máximo o sol na praia, rio ou piscina. E se a grana está curta para renovar o estoque de biquínis, nós separamos seis ideias de como tingir biquíni, customizar acessórios de praia e pintar também seu maiô antigo. Aproveite para se inspirar e escolha o passo a passo que mais se adeque ao seu tipo de biquíni!

como tingir biquíni

Como tingir biquíni do jeito clássico

O tingimento clássico, com aquele corante em pó é fácil de fazer e requer poucos materiais, confira o que você vai precisar:

  • Biquíni de cor clara ou branco
  • Corante em pó especial para tecidos sintéticos
  • Água
  • Recipiente para deixar o biquíni de molho

Faça você mesmo

  • Para começar, Retire os cordões do biquíni (se for do modelo cortininha para que a tinta pegue bem.
  • Ferva a água e coloque em um recipiente. Coloque o corante, seguindo as especificações do fabricante.
  • Mergulhe o biquíni na mistura e deixe por 30 minutos. Mexa de vez em quando para evitar manchas nas peças.
  • Retire o biquíni do corante e lave bem a peça antes de utilizar.
  • Verifique se o corante utilizado requer a utilização em conjunto de fixador de cor. Alguns não precisam (esses são os mais práticos!).
como-tingir-biquini-tie-dye
O tie dye é tendência para o verão e aposta certa para os biquínis

Como tingir biquíni – tie dye

A moda do tie dye nas roupas está de volta e invade também as areias e piscinas! Para deixar seu biquíni com o efeito tie dye, você pode fazer da seguinte forma:

Materiais necessários

  • Biquíni branco ou de cores claras
  • Corantes específicos para tecidos sintéticos
  • Recipientes com água fervente
  • Elásticos (daquele de dinheiro mesmo)
  • Barbantes

Faça você mesmo

  • Para começar, amarre bem as partes do biquíni que você deseja deixar na cor original. Se quiser fazer um tie dye com círculos, por exemplo, amarre uma trouxinha do tecido do biquíni primeiro passando o elástico e depois o barbante, para garantir que aquele pedaço não ficará com o tingimento.
  • Se o tie dye for feito com uma mescla de cores, faça o procedimento indicado acima e amarre a parte que não receberá o corante com um saco plástico bem vedado e com o mínimo de ar possível. Passe elástico também sobre o plástico.
  • Dissolva o corante em água bem quente e mergulhe o biquíni no corante. Deixe a parte com o plástico para fora do corante.
  • Mexa de vez em quando a peça e deixe por 30 minutos.
  • Deixe escorrer bem e comece a preparar a parte que receberá outra cor.
  • Para isso, agora passe o plástico na parte que já foi tingida e faça o mesmo procedimento, deixando dessa vez a parte branca do biquíni na nova cor que está diluída em água fervente.
  • Espere esfriar, retire os bastantes e elásticos.
  • Enxágue a peça com água fria e corrente até não soltar mais cor. Deixe secar bem. Use e arrase!

Como tingir biquíni – apenas os detalhes

Se você até gosta do seu biquíni, mas quer dar um toque diferente à peça, que tal tingir apenas alguns detalhes dele? Se o seu biquíni for do modelo cortininha, retire os cordões e faça o processo de tingimento que explicamos acima. Depois, é só recolocar os bojos do biquíni com auxílio de um grampo ou pinça e ele ficará incrível!

como-tingir-biquini-tie-dye-e-detalhes

Crie outras customizações no seu biquíni!

E se você curtiu a ideia de como tingir biquíni, que tal também aplicar outros tipos de customizações na peça? Vale aplicar acessórios como contas, miçangas, lantejoulas delicadas para deixar a peça com cara de sereia, vale também fazer franjinhas, aplicar pompons (alerta trend para o verão!), franjinhas tassels, fitas coloridas e até conchinhas!

+ Nesse post reunimos 7 dicas para customizar a peça de formas bem criativas.

+ Faça você mesmo sandália rasteirinha customizada com pompons

Aproveite para renovar cangas, saídas de praia, vestidos, saias e shorts utilizando a técnica de tingimento.

A vantagem de tingir outras peças de praia, como as saídas, vestidos ou cangas é que você poderá utilizar o corante convencional, que é mais fácil de achar. E, da mesma forma que os biquínis, dá para brincar com um mix de cores e criar peças únicas e lindas! Veja ideias inspiradoras:

como-tingir-biquini-roupa-de-praia
Aproveite para renovar as roupas de praia e de verão também

+ Faça você mesmo: como customizar bolsa de praia

+ Aqui tem ainda mais ideias para customização de biquínis

Como tingir maiô

E se a customização pode ser feita no biquíni, por que não estender as ideias criativas e feitas à mão para os maiôs também? Pegue peças claras (novas ou usadas) e se o maiô tiver tecido sintético, utilize corante especial para esse tipo de material.

Siga o mesmo passo a passo do tingimento do tecido, respeitando o tipo de corante e o tempo necessário para que a cor fixe no tecido do maiô.

Como a peça tem mais tecido, é ideal para aplicar a técnica do tie dye! Ficará lindo se fizer uma mescla de cores ou se utilizar apenas um tom, junto ao tom do próprio tecido. Que tal? Além disso, o maiô poderá ser utilizado como body, peça versátil que vai da praia à balada!

como-tingir-maio

Outra técnica muito bacana para fazer com o maiô é o dip dye, que explicamos melhor aqui. Mas o passo a passo é simples. Basta mergulhar parte a parte do maiô no corante, deixando intervalos de tempos menores para que a cor não pegue por igual na peça.

Você pode deixar a parte debaixo (ou de cima!) do maiô por 30 minutos no corante, uma outra parte por 20 minutos, outra por 10 minutos, 5 minutos e 1 minuto. Assim criará um efeito ombré lindo e único.

Curtiu as ideias? Tem mais sugestões de como tingir biquíni ou customizar saídas de praia e maiôs? Aproveite para compartilhar com a gente aqui nos comentários e enriquecer ainda mais nosso conteúdo!

+ Encontre maiôs feitos à mão pelos criativos do Elo7

+ Acessórios de praia: cangas com pompons são tendência, e no Elo7 tem!

+ Biquínis de crochê feitos sob medida para você

Imagens: Pinterest, Customizando

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.