Home | Faça você mesmo | Como trocar sapatilha da máquina Singer

Como trocar sapatilha da máquina Singer

Hoje é dia de aprender com a Singer como trocar sapatilha da máquina. Vamos conferir as dicas de expert dessa série de posts do Blog do Elo7 em parceria com a Singer?

como trocar sapatilha da máquina

Como trocar sapatilha da máquina de costura Singer?

Existem diferentes tipos de sapatilha para as máquinas de costura, que auxiliam a fazer diversos tipos de pontos e ajudam no acabamento das peças. Para usar a mais adequada para a sua costura você precisa conhecê-las.

+ Confira o passo a passo para trocar a agulha da máquina

+ Veja também como passar a linha na máquina de costura

Confira os tipos de sapatilha:

A sapatilha de uso geral é a mais comum e a mais usada, já que é indicada para costuras gerais e pequenos reparos, como a costura reta ou em zigue-zague.

Já as sapatilhas de uso especial têm a função de fazer os pontos especiais disponíveis na máquina, como pontos decorativos e acetinados. Esse tipo de sapatilha também ajuda a máquina a deslizar melhor no tecido e evitar que os pontos fiquem achatados.

Outro modelo é a sapatilha para pregar zíper, que além de aproximar a costura à corrente do zíper evita que a agulha se quebre.

Há também a sapatilha invisível, utilizada juntamente com o ponto invisível da máquina. Esse modelo de sapatilha auxilia na hora de fazer barras de calça, produzindo o efeito como se fossem feitas à mão. Para fazer casas para botões, é necessário usar a sapatilha para caseado.

Existem vários outros modelos de sapatilhas que auxiliam em trabalhos de artesanato e patchwork. As máquinas eletrônicas mais modernas trazem diversos modelos de sapatilhas. Mas também é possível adquirir no mercado sapatilhas avulsas para utilizar em sua máquina.

Uma dica importante é usar a haste de adaptação nos modelos de máquinas em que a sapatilha não é de encaixar.

Também é preciso deixar a agulha na posição mais alta na hora de trocar a sapatilha.

E lembre-se sempre de girar o volante da máquina em sua direção na hora de realizar qualquer tarefa na máquina!

Nossa parceria com a Singer é assim: você aprende com quem entende do assunto!

Fique ligado, agora que você já sabe como trocar sapatilha da máquina Singer, em breve traremos outros temas para ajudar no seu dia a dia criativo!

+ Inspire-se com peças criativas e feitas à mão utilizando a técnica do patchwork

+ Encontre também produtos feitos utilizando o quilting, mais uma técnica de costura

Confira no vídeo o passo a passo simples de como substituir a sapatilha da máquina de costura

Gostou de aprender mais sobre a troca das sapatilhas? O que mais você gostaria de aprender sobre a sua máquina Singer? Deixa nos comentários as suas sugestões :)

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.