Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: decoração de festa com papel

Faça você mesmo: decoração de festa com papel

resultado

A Nina Gati é lojista do Elo7 e colaboradora do blog capaz de transformar o papel em uma decoração de festa completa! Em sua última participação, foram esqueletos que ganharam vida no papel. Desta vez, são folhagens originais e tridimensionais que ela ensina em um passo a passo e compartilha cada dica para conseguir o surpreendente efeito. A Nina criou essa décor para sua própria festa de aniversário deste ano. :)

Que tal aprender também e criar uma decoração criativa para o próximo evento? Siga as coordenadas e dicas da expert e boa criação!

tracado
O traçado das folhagens:
  • O efeito do painel será apreciado a uma certa distância, então, faça galhos e folhagens grandes e vistosos evitando raminhos muito finos e folhinhas pequenas. Use giz para fazer o desenho, assim será mais fácil fazer ajustes.
  • Se preferir uma forma retangular faça um ramo grande, no tamanho da folha de papel, com ângulo reto que sirva como um guia para a colagem das outras folhagens (como na foto). Se preferir uma moldura em arco, basta arredondar o ângulo do ramo principal.
  • As demais folhagens podem ter a forma que preferir.
  • Baseie-se na foto dos riscos do modelo, ou procure imagens de folhas na internet para se inspirar.
Importante: tipo de papel
  • Para o painel da foto foram usadas 4 folhas de color set na cor amarelo ouro.
  • Cada folha tem cerca de 40cmx60cm. Você pode usar cartolina comum caso prefira cores em tons claros, as folhas de color set possuem cores mais intensas. E existem ainda papeis laminados nas cores dourado, prata e metálicos  que combinam com ano novo e natal.
Para recortar:
Se não tiver muita prática, recorte folha por folha. Mas algumas dicas podem ajudar a recortar várias camadas ao mesmo tempo:
  1. Teste quantas camadas de papel você conseguirá cortar ao mesmo tempo sem forçar sua mão antes de iniciar o corte das peças. Alguns tipos de papéis são mais grossos que outros.
  2. Abuse do grampeador. Grampeie as camadas de papel ao redor das linhas de corte de cada desenho de folhagem, isso evitará que as camadas escorreguem enquanto estiver cortando.
truque
Moldar as folhas
  • As folhagens podem ser moldadas para apresentar um leve efeito tridimensional.
  • Cada folhinha pode ser vincada no centro com uma régua ou com a própria tesoura. O efeito ondulado é facilmente obtido deslizando a lâmina da tesoura sobre o papel, da mesma forma que se faz para ondular a fita de um presente.
montagem
Para prender o painel
  • Para paredes lisas (sem texturas), você pode usar fita adesiva transparente comum, ou dupla face. Se a montagem for feita sobre tecido ou painel de tela,  use cola quente.
  • Os galhos principais que servirão como guia para a forma da moldura devem ser colados primeiro. Depois basta ir prendendo os demais, colando-os por um ou mais pontos, de acordo com a posição que ele irá ficar.

resultado

A aparência final não é de babar?

Se achou muito difícil para uma primeira experiência com o papel, comece com projetos menores e vá testando o uso da técnica de recorte e modelarem.

Fica a sugestão para criar todo o ambiente de uma festa usando apenas papel e tesoura! A equipe do blog agradece a colaboração da Nina Gatti e parabeniza pela produção.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.