A Nina Gati é lojista do Elo7 e colaboradora do blog capaz de transformar o papel em uma decoração de festa completa! Em sua última participação, foram esqueletos que ganharam vida no papel. Desta vez, são folhagens originais e tridimensionais que ela ensina em um passo a passo e compartilha cada dica para conseguir o surpreendente efeito. A Nina criou essa décor para sua própria festa de aniversário deste ano. :)
Que tal aprender também e criar uma decoração criativa para o próximo evento? Siga as coordenadas e dicas da expert e boa criação!
- O efeito do painel será apreciado a uma certa distância, então, faça galhos e folhagens grandes e vistosos evitando raminhos muito finos e folhinhas pequenas. Use giz para fazer o desenho, assim será mais fácil fazer ajustes.
- Se preferir uma forma retangular faça um ramo grande, no tamanho da folha de papel, com ângulo reto que sirva como um guia para a colagem das outras folhagens (como na foto). Se preferir uma moldura em arco, basta arredondar o ângulo do ramo principal.
- As demais folhagens podem ter a forma que preferir.
- Baseie-se na foto dos riscos do modelo, ou procure imagens de folhas na internet para se inspirar.
- Para o painel da foto foram usadas 4 folhas de color set na cor amarelo ouro.
- Cada folha tem cerca de 40cmx60cm. Você pode usar cartolina comum caso prefira cores em tons claros, as folhas de color set possuem cores mais intensas. E existem ainda papeis laminados nas cores dourado, prata e metálicos que combinam com ano novo e natal.
- Teste quantas camadas de papel você conseguirá cortar ao mesmo tempo sem forçar sua mão antes de iniciar o corte das peças. Alguns tipos de papéis são mais grossos que outros.
- Abuse do grampeador. Grampeie as camadas de papel ao redor das linhas de corte de cada desenho de folhagem, isso evitará que as camadas escorreguem enquanto estiver cortando.
- As folhagens podem ser moldadas para apresentar um leve efeito tridimensional.
- Cada folhinha pode ser vincada no centro com uma régua ou com a própria tesoura. O efeito ondulado é facilmente obtido deslizando a lâmina da tesoura sobre o papel, da mesma forma que se faz para ondular a fita de um presente.
- Para paredes lisas (sem texturas), você pode usar fita adesiva transparente comum, ou dupla face. Se a montagem for feita sobre tecido ou painel de tela, use cola quente.
- Os galhos principais que servirão como guia para a forma da moldura devem ser colados primeiro. Depois basta ir prendendo os demais, colando-os por um ou mais pontos, de acordo com a posição que ele irá ficar.
A aparência final não é de babar?
Se achou muito difícil para uma primeira experiência com o papel, comece com projetos menores e vá testando o uso da técnica de recorte e modelarem.
Fica a sugestão para criar todo o ambiente de uma festa usando apenas papel e tesoura! A equipe do blog agradece a colaboração da Nina Gatti e parabeniza pela produção.