Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo: decoração de papel 3D

Faça você mesmo: decoração de papel 3D

contex2

O “faça você mesmo” virou tendência no mundo da decoração. Quem nunca quis fazer seus próprios objetos decorativos, tanto para casa ou para presentear alguém? Que delícia!

Pensando nisso, preparamos para você um passo a passo fácil, divertido e com pouquíssimos materiais, até os baixinhos poderão ajudar. Vamos fazer bolinhas de papel em 3D, que podem ser utilizadas como móbile ou simplesmente para decorar aquele cantinho especial de casa. Calma! Não é difícil de fazer. Vem com a gente que é simples!

Vamos para lista de materiais?

  • Cartolina (ou papel cartão);
  • Régua;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Molde impresso.

PAP1

O primeiro passo é imprimir o molde – faça o download aqui – da bola de papel. Depois de recortado, pegue a cartolina – ou outro papel que você tenha por aí disponível para cortar – e contorne o molde com um lápis, desenhando no papel. No total são necessárias 12 partes do molde para cada bolinha. Uma dica bem legal: sabe aquelas revistas antigas que você não sabe o que fazer com elas? Recicle-as!  Uma peça decorativa totalmente sustentável. E você também pode reaproveitar aqueles retalhos de cartolina que estiverem perdidos pelo atelier. :)

Uma dica para hora de cortar os moldes: junte alguns pedaços de papel e corte-os todos de uma vez.  Uma boa forma de fazer isso é pegar uma tira longa de cartolina e dobrá-la em várias partes, para recortar todas juntas. Não exagere na quantidade de papel na hora de cortar! Se unir muitos papéis de uma única vez, o corte poderá ficar irregular por conta da grossura do papel. Lembre-se que o importante é caprichar!

PAP2

Com as 12 forminhas em mãos, chegou a hora de começar a encaixar. E não tem segredo: a montagem da bola pode ser feita até de forma intuitiva, porém atente-se no momento da execução: por ser composta de 12 partes, quando chegar ao 6º molde encaixado, é interessante que fique exatamente como na foto a seguir:

PAP3

Encaixe todos os moldes, até formar a bolinha 3D. Tenha paciência na hora de encaixar tudo e faça sem pressa. Olha só o resultado final:

PAP4

Essa é uma boa pedida também para luminárias – se você estiver animado, por que não tentar? -, e você apenas trocará o papel cartolina por acetato fosco, ou algum papel mais resistente e com maior transparência (papel manteiga de gramatura 220 ou 300 pode funcionar também), para deixar a luz atravessá-lo sem muita dificuldade . Use a sua imaginação!

Tem mais alguma sugestão de uso para as nossas bolinhas? Conta aí pra gente!

 

Editora e Social Media Manager do Bixti – site do Elo7 na América Latina. Designer e fundadora da marca Espoleta. Ninja em crochet, expert em dicas para começar a empreender sozinha, fã de Instagram. Também escreve sobre feminices em seu blog pessoal.

Veja mais posts deste autor.