Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo: Decoupage em caixa de MDF

Faça você mesmo: Decoupage em caixa de MDF

caixas

Não tem ateliê, quarto ou home office que não mereça mais uma caixinha para decoração! Quando seu design é pop e lúdico, é ainda mais bem-vinda. Por isso, convidamos o Marcello e Luis da loja LPeople e experts em artesanato divertido, para nos ensinar a fazer uma decoupage em caixa de MDF.

Quem se lembra dos desenhos nas fitas de antigas balas Kleps? Essa  foi a escolha do Marcello, mas  fique a vontade para escolher sua imagem favorita.

Pap---001

Material necessário:

  • Caixa em MDF
  • Pincel
  • Imagem para decoupage
  • lixa para madeira No 180
  • Tinta PVA a base de água nas cores azul e palha
  • Verniz para madeira
  • Cola branca
  • Tesoura

Pap---002

Coordenadas da criação do Marcello:

  • Dilua a tinta palha em água, para poder dar base na caixa.
  • Com uma trincha macia pinte toda a caixa, tomando cuidado para dar as pinceladas sempre na mesma direção.
  • Depois de dar cor em toda a caixa, espere secar (se desejar pode secar com um secador de cabelos para adiantar o trabalho).

Pap---002

Lixe toda a caixa com a lixa para madeira, tire o pó e depois passe mais uma mão de tinta palha até ficar bem uniforme. Após essa etapa, aplique a cor escolhida! Não esqueça de passar o pincel sempre na mesma direção.

Dica: também podemos usar um pequeno rolinho para pintura, além de ficar mais homogêneo o trabalho fica mais rápido.

cole

Depois que a caixa estiver bem seca, passe uma mão de verniz para madeira incolor semi brilho, por fora e por dentro. Agora, é hora de corte a imagem desejada, passar cola na tampa da caixa e fixar  com cuidado para não formar rugas. Logo depois que estiver firme, com uma tesoura, retire o excesso do papel na tampa.

fim

Assim que a colagem secar por completo, passe uma mão de verniz para impermeabilizar a tampa. Prontinho, você acaba de fazer sua própria caixinha Kleps! Um projeto rápido e divertido? :D

Dicas finais do Marcello:

  •  Se for imprimir uma imagem em impressora comum (jato de tinta), use verniz spray, pois com pincel vai borrar a imagem.
  • Você pode mandar imprimir a imagem numa papelaria com impressão a laser, a imagem fica mais nítida e pode  ser envernizada com o mesmo verniz da caixa.
  • Use rolinho de espuma ao invés de pincel, a pintura fica mais bonita.
  • Depois que terminar o projeto, passe uma cêra por dentro da caixa para a tampa não grudar na base.

Boa criação!

Fotos e execução por Marcello Dutra e Luiz Ribeiro, da marca LPeople.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

22 comentários

  1. Olá…gostaria de deixar dicas legais que eu mesma faço sobre a decoupagem em mdf.
    Lá vai:
    Ao invés de imprimir em qualquer papel recomendo a impressão no couché 300, recomendo que o couché seja jateado após a impressão. Fica aquela camadinha tipo plastica por cima, se cair alguma coisinha depois com o tempo basta passar um paninho úmido e pronto.
    Outro ponto legal de usar a decoupage jateada é que, se na hora que você for fazer a colagem escapar um pouquinho de cola você pode limpar sem manchar seu projeto. Se o papel não tivesse o jateado e caísse cola ficaria aquele borradinho feio que ninguém quer no projeto depois de pronto.
    Outra dica é recortar a sobra do papel depois de colada a caixa com estilete, mais só depois que a cola estiver bem seca. Caso contrário vai enrugar e estragar toda a colagem.
    A tesoura é legal, mais pode não ficar tão retinha quanto usando o estilete de precisão.
    Bjos e adorei o faça você mesmo de hoje!

    • Elisa Dantas

      Que legal suas dicas, Mileni! Adoramos decoupage também! :)

    • Oi!!!
      Fiquei com uma duvida, como se faz uma decoupage jateada???

      • Oi Ester…Eu faço o mesmo procedimento da decoupagem normal, a unica diferença é que a imagem, (o recorte a ser utilizado) é jateado antes em gráfica.
        O jateado é bem parecido com o laminado, uma camadinha bem fina de plastico sobre o recorte. Não consigo esse procedimento em casa, somente em gráfica que eles tem todo material certinho para ser feito.
        Costumo usar esse jateado em toda decoupagem que faço, aumenta a durabilidade e fica super legal.
        BJos

        • Que jóia!!!
          Nao conhecia esse procedimento!!!!
          Vou pedir o jateamento da figura na próxima vez!!!!
          Valeu pela dica!!!
          Bjos

    • Ambrosina Gomes

      Oi Mileni, gostaria de saber o que é jateado?,
      Pois na sua dica vc diz ” recomendo que o couché seja jateado após a impressão”

      • Oi Ambrosina..
        O jateado é bem parecido com o laminado, uma camadinha bem fina de plastico sobre o recorte. Sabe quanto você manda plastificar algum documento? Então fica bem parecido. Não consigo esse procedimento em casa, somente em gráfica que eles tem todo material certinho para ser feito.
        O couché é uma papel que uso para fazer a impressão, ele tem várias gramaturas. Para fazer a decoupagem sempre uso o 300 que é mais firme, depois da imagem já pronta e impressa ai é feito o jateado.
        Costumo usar esse jateado em toda decoupagem que faço, aumenta a durabilidade e fica super legal.
        BJos

  2. Olá….amei as caixinhas e as dicas!!!

    Mas gostaria de saber como faço para adquirir essas imagens.

    Um abraço

    Aline

    • Marcela Stump

      Olá, Aline!
      Assim como a imagem proposta do Marcello, você pode conseguir desenhos e estampas do seu gosto na web. Procure pelo tema que tem interesse e tenha o cuidado de salvar e imprimir fotos em boa qualidade. :) Boa criação!

  3. Boa tarde Marcela Stump! Meu nome é Silvana!
    Gostaria que você me desse umas dicas em uma decoupagem que quero fazer. Tenho duas bandejas em mdf e quero colocar um papel de decoupagem bem legal nelas, como devo fazer todo o processo e tem alguma dica de papel para que o trabalho fique bonito e se vc teria algum modelo bacana! Obrigada!

    • Marcela Stump

      Olá, Silvana!
      Há folhas especiais para decoupage em sites especializados e armarinhos. Mas caso queira imprimir uma imagem você mesma, há um comentário acima que colaborou com ótimas sugestões para não errar na impressão. :) Boa criação!

  4. Juliana Gusman

    b acho que ficou faltando as imagens, rsrsrsrsrs.

    • Elisa Dantas

      Juliana, a graça é utilizar imagens que você gosta e fazer uma peça com a sua cara ;)

  5. Adorei, já fiz ficou 10. Agora se vc pira num botão amiga Marcela Stump, vá ao Brás, lá tem lojinhas que vendem sucata de confecções tipo elásticos de todos os tipos e cores, rendas com lycra, linhas, ziperes, e claro botões uma mais lindo que o outro vem em saquinhos com 150grs sortidas e custa só 1,00 acredita!!!!!!!!!!!!!!!!!!! tudo muito barato, a rua que vou é aquela onde estão construindo um templo imenso da Igreja Universal assim que cruzo a av. Celso Garcia passo a multa eletronica e estaciono ai vou a pé dos dois lados da rua e me acabo nas comprinhas, tecido por quilo e todo tipo de aviamento tem lá super barato. Até estas imagens grandes e pequenas todas de strass ou taxas douradas e prateados por 3,50 a grandona de caveira linda demais.Corre lá vai se acabar também kkkkkkkkkkkkkkk b jks

    • Marcela Stump

      Que dica boa, Edna! Obrigada por compartilhar!
      Como resistir a este aviamento, não? <3

  6. Quero as imagens. Onde encontro?

  7. Lindo seu cantinho
    super organizado, compartilhando aqui
    abrass
    http://lucrearte.com/atacado/

  8. fiz uma caixinha e parece que nao gostei, tem como rancar o papel de novo, e comecar tdo de novo

    • Olá, Larissa, tem sim! É só vc umedecer a gravura e aos poucos ir retirando-a com uma espátula. Dá um pouquinho de trabalho pq tem que ser feito com cuidado e paciência, mas dá certo.
      Só não deixe umedecer demais para não afetar a madeira embaixo.
      Boa sorte!! Abs.

  9. Olá, Larissa, tem sim! É só passar um pano molhado sobre a gravura para esta umedecer e aos poucos vc vai soltando o papel com uma espátula. Tome cuidado para não encharcar pq senão compromete a madeira.