Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo: mini jardim suspenso de suculentas

Faça você mesmo: mini jardim suspenso de suculentas

abre-suculenta

Aqui no Elo7 amamos suculentas, inclusive temos até algumas espalhadas pelo escritório! Suculentas além de lindas são plantas de fácil manutenção, pois não necessitam frequentemente de água. Perfeitas para serem as protagonistas de um belo jardim suspenso!

A ideia desse jardim feito com mini-terrários de potes de conservas e geleias cai perfeitamente para pequenos espaços, para dar um charme ao apê, ou ainda, fazer uma graça na janela da cozinha.

Além das suculentas, você pode também utilizar os mini-cactus, plantas da mesma família e que necessitam de pouquíssima água para se manterem. Suculentas e cactus tem mais uma coisa em comum: são plantas de crescimento lento – mais um motivo para utilizarmos essa família nos nossos mini-terrários. <3

Vamos aos materiais necessários?

papsuculenta1

Você vai precisar de:

– 1 vasinho de mini-suculenta (ou suculenta baby) – você encontra facilmente em hipermercados ou em grandes centros de entrepostos (aqui em São Paulo você consegue encontrar esses vasinhos por R$1,00 ou menos no Ceagesp!).

– 1 vidro de geleia ou conserva, sem o rótulo.

– Pedrisco – facilmente encontrado em pet centers ou lojas com materiais para aquários.

– 1 colher.

– Terra (se for necessário para completar o terrário).

– Tesoura.

– Fio de algodão encerado (ou de outro material resistente).

Coordenadas:

Retire o rótulo do vidro, deixando-o de molho em água fervente por alguns minutos. A água também esterilizará o vidro, que será nosso terrário.

Coloque aproximadamente 2cm de pedrisco (aqui utilizamos mais ou menos 1cm de pedrisco branco e 1cm de pedrisco marrom). O pedrisco ajudará a drenar a água da rega. Se o vidro utilizado for baixinho, coloque apenas 1cm de pedrisco.

Remova cuidadosamente a suculenta baby do vasinho que a acomoda.

Coloque delicadamente a suculenta junto do torrão (terra+raiz) dentro do vidro.

papsuculenta2

Complete com um pouco de terra, caso seja necessário. Cuidado para não subir demais a quantidade de terra!

Cubra com um pouquinho de pedrisco. Isso ajudará a segurar a umidade da terra por mais tempo.

papsuculenta3

Se você preferir deixar os mini-terrários apoiados em uma mesa ou na janela, o passo a passo termina por aqui!

papsuculenta4

Caso queira criar seu mini-jardim suspenso, vamos lá! Há algumas formas de amarração para deixar os vidros suspensos. Aproveitamos a parte do rosqueamento do pote de vidro para segurar o fio encerado.

Corte dois pedaços de fio encerado de tamanhos generosos. Una os dois fios com um nó cego, criando uma cruz.

Feito isso, posicione o vidro bem ao centro da cruz.

papsuculenta5

Com a ajuda de uma pessoa, una todas as pontas dos fios, de forma a abraçar o vidro.

Com outro pedaço de fio encerado, prenda os quatro fios com 2 ou 3 voltas e um nó cego bem apertado, para não escapar! Corte o excesso dos fios.

papsuculenta6

Una novamente as pontas e dê um nó. Corte o excesso. Pronto!

papsuculenta7

A outra forma de amarrar é dar 2 voltas com o fio encerado e dar um nó cego e repetir com outro fio, mais 2 voltas e outro nó cego, formando 2 nós em direções opostas. Una as sobras dos fios com um nó e corte os excessos.

papsuculenta9

Pendure seu mini-jardim suspenso sobre a janela ou em um gancho específico para plantas.

papsuculenta10

Cuidados extras: Como a suculenta não necessita de muita água, a rega é esporádica (1 vez por semana). Não encharque seu mini-terrário! Lembre-se que não há furo no vidro para a água escorrer (mas as pedras no fundo ajudarão a drenar). Uma tampinha de garrafa Pet com água é o suficiente para regar sua suculenta baby.

Curtiu nosso PAP? Essa é uma excelente forma de aproveitar e dar vida aos vidros que guardamos e nunca sabemos o que fazer com eles. Além disso, planta é sinônimo de alegria no lar! <3

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.