Home | Faça você mesmo | Feito à mão: descubra as maravilhas do DIY!

Feito à mão: descubra as maravilhas do DIY!

Projetos de faça você mesmo sempre quebram um galho! Seja um pequeno reparo em casa, a confecção de um item de decoração, ou ainda sua própria refeição. O feito à mão proporciona resultados maravilhosos (ou nem tanto!) e uma grande satisfação de ter algo feito pelas suas próprias mãos.

A seguir, vamos explorar possibilidades de coisas que você mesmo pode criar. Vamos lá?

feito à mão - macramê hanger
Hanger de macramê: o tutorial você encontra no link abaixo

Feito à mão na decoração: o que você pode fazer em casa?

A decoração da casa pode ter inúmeros objetos e utilitários feitos pelas suas próprias mãos. Quer alguns exemplos? Uma moldura customizada, uma parede de cor nova, uma cortina descolada, uma colcha de retalhos ou uma mantinha de crochê. A graça do feito à mão é justamente a exclusividade, já que o que não é feito em série não fica igual a nada do que já existe, e é carregado de suas próprias características. Faça você mesmo!

Preparamos uma lista de propostas de faça você mesmo que já mostramos aqui no blog e que podem ser reproduzidos em casa, com as adaptações que achar necessário:

Feito à mão porta bijuterias
Porta-bijuterias com gaveta reaproveitada, confira o passo a passo e faça você mesmo

O faça você mesmo também é rico em possibilidades de reaproveitamento de materiais. Segue guardando aquela variedade de vidros de conservas e geleias e não sabe o que criar com eles? Que tal fazer vasos, mini terrário ou até uma decoração para festa?

feito à mão sapateira feita com gaveta pap
Sapateira feita a partir de um gavetão sem uso: faça também!

Aqui tem várias possibilidades de objetos feitos à mão com materiais reaproveitados, confira:

Para quem curte colocar a mão na massa e não sabe por onde começar, exploramos muitas técnicas de artesanato nesse post. Que tal procurar a que mais te encanta ou experimentar um mix de técnicas?

Feito à mão abajurcomgarrafa
Abajur de garrafa, que tal?

Feito à mão e com economia: faça você mesmo

Além da decoração, o feito à mão proporciona também economia! Se tiver disposição e um pouco de habilidade, você pode economizar executando pequenos reparos em casa, tal como pintura de paredes, móveis ou eletrodomésticos ou até a aplicação de um papel de parede.

Inspire-se com esses passo a passos:

Feito à mão como pintar geladeira final
Renove você mesmo seus móveis e eletrodomésticos

Feito à mão e com amor!

Mais e mais possibilidades que o DIY (sigla em inglês “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”) proporciona: já pensou em preparar você mesmo um presente, seja para a namorada(o), professor, mãe, pai ou amigo? Fazer algo com as próprias mãos significa carinho e cuidado com quem se quer bem. Além disso, você criará uma peça  única e provavelmente ganhará também na economia. O gostinho de criar um presente é indescritível, seja o mimo que for!

Veja algumas possibilidades de presentes feitos à mão:

+ Presentes criativos para quem você ama!

Feito à mão sachê perfumado para o seu amor
Que tal fazer seus próprios presentes?
Feito à mão para sua festa!

Outro lugar que pode ganhar inúmeras variações de projetos handmade é sua próxima festa! A criação da decoração, os petiscos, as lembrancinhas… Tudo pode ter seu toque pessoal e ser feito ou customizado em casa. Para as mamães e papais mais prendados, dá para se inspirar nas mil e uma referências que vemos pela web e criar os enfeites da mesa do bolo e doces, o centro de mesa, customizar uma roupa do filhote e transformar em traje de festa ou ainda adaptar materiais para que eles se tornem mimos para os convidados levarem para a casa.

Quer ideias para sua festa DIY? Veja ideias:

+ Dicas para sua festa no melhor estilo faça você mesmo!

+ Objetos criativos e feitos à mão no Elo7

Feito à mão brigadeiro leite em pó com creme de avelã3
Para a festa: brigadeiro de leite Ninho com Nutella
Feito à mão para saborear

Se não tiver nenhuma habilidade artística para o “faça você mesmo”, arrisque-se na cozinha! As receitas na internet vêm em forma de passo a passo ou vídeo, o que facilita e muito a execução. Além disso, há opções para todos os níveis, desde os cozinheiros novatos até os que se arriscam em preparações elaboradas e cheias de passos.

E o preparo de receitas podem render presentes, como bombons ou biscoitos, ou ainda se tornar uma fonte de renda alternativa! Quem nunca ouviu uma história de sucesso envolvendo alguém que tornou o plano B em plano A, vendendo quitutes? Essa é uma saída que alia o prazer do feito à mão com a geração de renda, o que pode transformar totalmente o cenário financeiro da família.

Feito à mão coxinha-vegana-1
Coxinha vegana: aventure-se na cozinha

Seja qual for o seu objetivo, recreativo ou financeiro, vale se aventurar no preparo de uma receita. E aqui no Blog do Elo7, o que não faltam são opções!

Algumas ideias de receitas para fazer, comer (ou até vender!):

+ Mais e mais opções de receitas para várias ocasiões

Feito à mão mini churros
Mini churros para cozinheiros com pouca experiência
E se o feito à mão não der certo?

Há também na web muitos exemplos dos famosos craft fails, ou numa tradução livre, os PAP’s que deram errado. Se é uma delícia compartilhar um resultado de sucesso, o contrário pode ser divertido também! Não sofra se seu passo a passo não deu tão certo como o imaginado! É hora de rir de si mesmo e curtir o seu próprio craft fail! Da próxima vez, os erros poderão ser reparados e evitados. :)

+ Divirta-se com esse site repleto de craft fails

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.