Home | Faça você mesmo | Ideias de artesanato: um compilado de PAP’s pra você

Ideias de artesanato: um compilado de PAP’s pra você

Desde 2008, ano de criação do Elo7, o blog vem compartilhando ideias de artesanato para todos os públicos e de todos os níveis de dificuldade. E fato é que, durante esse período e com todas essas ideias compartilhadas, ajudamos a transformar vidas e inspirar o lado criativo dos nossos leitores. Vamos fazer uma retrospectiva com muitas ideias de artesanato para por em prática nesses dias mais tranquilos de fim e começo de ano?

Ideias de artesanato: acessórios

Quem curte criar peças de bijuterias e afins pode apreciar passo a passos completos que fizemos especialmente para o blog.

Fizemos um compilado de pulseiras de verão com muitas ideias e todas bem fáceis para deixar os pulsos bem coloridos! Confira aqui.

ideias-de-artesanato

Na onda do pulseirismo, também compartilhamos por aqui o faça você mesmo de pulseira gypsy, um acessório repleto de moedinhas e que faz bonito pra quem curte a onda bohemian. Veja o passo a passo nesse link.

pulseira-chan-luu-13

Recentemente compartilhamos mais um passo a passo pulseirístico! O bracelete da vez tem nome: pulseira Chan Luu, é feita com contas, pérolas ou cristais e courinho. Fazê-la é uma delícia e o tutorial você pode conferir aqui.

Ideias de artesanato para festa

Outra categoria que amamos compartilhar ideias inspiradoras é festa! Seja ela infantil, festa para adultos, casamentos… Tudo nos motiva a criar passo a passos bacanas e de fácil execução! Veja alguns deles:

Para festas infantis:

Convite em scrapbooking, dá para fazer em casa e com o tema da festa. O que fizemos por aqui foi de corujinha. Vale a pena conferir!

convites scrap festa

Ainda em scrapbooking, veja como fazer uma caixinha para lembrancinhas e também um cone fofo para doces. Todos os passo a passos com moldes para baixar e imprimir!

cone usar

Para festas de adultos ou crianças:

Faça você mesmo um painel de folhagens feitas em papel. Todos os macetes e dicas estão nesse post.

resultado

Para casamentos

Convite de casamento rendado – fácil de fazer e muito econômico!

conviterustico5

Convite de casamento em estilo rústico, se sua cerimônia vai ser no campo, que tal fazer você mesmo os convites?

Mas as ideias de artesanato não ficam apenas na parte de papelaria de festa! Que tal utilizar vidros para fazer arranjos de mesa cheios de estilo e personalidade? Veja uma seleção de faça você mesmo só com reaproveitamento de vidros:

Copo decorado de melancia, feito com vidro de geleia

Porta-velas para uma festa mais intimista

Garrafa pintada para centro de mesa

E mais um compilado de ideias para reutilizar vidros em festas

Ideias de artesanato para decorar a casa

Durante os oito anos de blog, os passo a passos que fizeram mais sucesso foram os voltados à decoração da casa! E ideias de artesanato nessa área não faltam! Dá para criar com cano de PVC, com caixa de cereal, embalagens diversas, cápsulas de café… Tudo pode virar arte de muito bom gosto! Confira mais e mais ideias de artesanato para decorar:

luminaria-pvc

Luminária de cano de PVC: esse foi um dos faça você mesmo de mais sucesso na história do blog e não à toa! O projeto ficou incrível e muita gente testou e aprovou! Confira o passo a passo aqui.

Revisteiro de cano de PVC: mais um projeto que utiliza esse material inusitado! O resultado ficou lindão e é uma ótima ideia de artesanato com reaproveitamento!

revisteiro PVC

O hanger de macramê para plantas também é sucesso e uma ótima ideia para reaproveitar camisetas antigas. Camisetas? Sim! Essa é a matéria-prima desse passo a passo! Confira aqui.

Mini terrário suspenso para suculentas, esse projeto faça você mesmo encantou pela execução e pelo protagonismo da gatinha nas imagens! Intrusos na foto à parte, novamente a ideia de artesanato com vidros reaproveitados aparece com o frescor das plantas que alegram a casa.

papsuculenta4

Abajur feito com garrafa foi um projeto de sucesso também! A casa fica com uma decoração descolada e a ideia pode se tornar uma fonte de renda. Que tal? Veja aqui o faça você mesmo.

A luminária de garrafa também é descolada mas fica totalmente diferente do projeto acima. Vale conferir ambos os passo a passos e a partir de agora, nada de jogar garrafas de vidro fora!

PAP luminaria garrafa titulo

Os potes de geleias e conservas também podem virar porta-trecos lindos e supercriativos com a utilização de bichinhos de borracha ou plástico e estão entre as ideias de artesanato que já passaram por aqui.

potes_dinossauros

Ideias de artesanato com madeira reaproveitada

Dentre as ideias de artesanato que envolvem o reaproveitamento de itens que a princípio não teriam mais serventia, a utilização de madeiras como caixotes, paletes e afins rendem peças lindas e superfuncionais. Confira uma seleção de projetos faça você mesmo:

Floreira feita com persiana de madeira

Nichos feitos com caixote de feira

Pufes confortáveis feitos com palete

Sapateira feita com gavetão reaproveitado

Porta-bijuterias feito com gaveta também reaproveitada

Mais um compilado de ideias para decorar com palete

Ideias de artesanato para seu atelier ou escritório

E se a criatividade é uma de suas ferramentas de trabalho, que tal deixar seu cantinho de produção, como o atelier ou escritório mais organizado com essas ideias de artesanato? São passo a passos simples, geralmente com reaproveitamento de materiais e que podem facilitar o dia a dia, já que as peças viram organizadores para fios, para canetas, tintas… Veja a seleção de ideias de artesanato para organizar seu atelier, escritório ou sua vida!

Caixa de sapatos vira porta-fios, linhas e fitas

ideias de artesanato

Cano de PVC vira organizador de canetas, lápis ou pincéis

Bastidor vira organizador para tesouras, estiletes, faquinhas

Moldura também faz as vezes de organizador de mesa para escritório

Caixa de cereal vira um porta-arquivos bem criativo

Caixas de papelão para organizar as gavetas do atelier

Ufa! Quanta ideia para criar por aí, não é mesmo? E para quem está pensando em por em práticas as ideias de artesanato que mencionamos acima, dá para encontrar materiais para criação no Elo7 também. O marketplace tem insumos para todos os tipos de técnicas artesanais!

Encontre alguns materiais abaixo:

Que a criatividade seja o seu lema para o próximo ano!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.