Home | Faça você mesmo | Luminária de garrafa

Luminária de garrafa

PAP luminaria garrafa titulo

Luminárias criativas estão cada vez mais em alta! Para quem precisa dar um up na decoração e deixar a casa com o seu jeito, essa é uma opção muito legal, afinal, garrafas reutilizadas da sua bebida preferida levam para dentro de casa o seu estilo próprio de ser! Hoje quem vai ensinar a fazer uma luminária de garrafa com pisca-pisca é o lojista Diango Angioletti da deECOr. Vamos conferir?

“Toda garrafa vazia está cheia de histórias. Qual é a sua?”

Materiais necessários:

  • Garrafa vazia
  • Fita led ou pisca-pisca led
  • Fonte 12v
  • Vidro picado
  • Plug
  • Fio duplo
Ferramentas:
  • Ferro de solda
  • Estanho
  • Alicate
  • Furadeira
  • Broca para vidro
  • EPI’s

Passo a passo:

A primeira etapa é a limpeza e secagem da garrafa. Outro ponto importante, é abrir espaço no gargalo, pois a maioria das garrafas vendidas no Brasil possuem um dosador. Esse dosador é facilmente retirado com ajuda de uma faca, pois geralmente os dosadores são de plástico.

conjunto1

Utiliza-se a broca especial para vidro (encontrada em casas especiais de ferragem) para fazer a furação. O furo deve ser feito na parte de trás da garrafa, para ser o mais discreto possível! Caso não se tenha uma furadeira de bancada, o melhor é levar em algum vidraceiro de confiança que possa fazer esse trabalho. Nas luminárias da deECOr, são utilizadas fita led 12v das mais diversas cores, porém pode ser utilizado também pisca-pisca.
.
Após ser enrolada de forma a entrar na garrafa, é estanhado o fio que vai fazer a ligação com a fonte 12v. Cuidado com o ferro de solda que fica bem quente e lembre-se de usar os devidos EPI’s em todo o processo. Os circuitos da fita led são frágeis, então tome muito cuidado para não queimá-los com a solda. Coloque o conjunto da fita led e o fio de ligação dentro da garrafa. Nessa parte, é atravessado o fio pelo furo.

conjunto2

As luminárias deECOr utilizam um sistema de engate rápido, que facilita ao usuário a passagem do fio por obstruções, obstáculos e móveis, evitando de ter que fazer cortes e emendas. Esses plugs são encontrados em casas que vendem materiais eletrônicos e requerem pouco conhecimento técnico para instalação. Apenas tome cuidado com a polaridade do led. Após o conjunto montado, é feito um primeiro teste para verificar qualquer curto ou falha na instalação. O teste garante que o led está funcionando. Nessa hora a fonte 12v é ligada na tomada.

Inicia-se o preenchimento da garrafa (processo opcional). Com o intuito de reaproveitar o máximo de materiais e contribuir com o meio ambiente, utilizamos restos de vidros temperados (para-brisas e box de chuveiro). Nessa etapa, deve-se utilizar luvas para evitar cortes nas mãos. O preenchimento deve ser uniforme, de forma que o led fique no centro da garrafa.

Importante: Não é aconselhável usar pisca-pisca convencional com resistências, pois dentro da garrafa esquenta e pode iniciar um incêndio.

Inspirações:

conjunto3

Luminárias de garrafas deECOr.

Se você gostou do passo a passo, não deixe de ver aqui o post sobre luminárias criativas para a sua casa e visite a loja deECOr para ver seus produtos #foradesérie!

Imagens: deECOr

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.