Home | Faça você mesmo | PAP: Aprenda a fazer uma flor de couro super versátil

PAP: Aprenda a fazer uma flor de couro super versátil

Pensando em reaproveitar todos os materiais que sobram de nossa produção, a Cristiane da Flor de Cris, mostra um passo a passo que transforma aquelas sobrinhas de couro (pode ser feito em feltro também), dando vida a uma linda e versátil florzinha.

Ela por si só já é uma graça e você ainda pode transformá-la em um acessório como broche, presilha, tiara ou o que sua imaginação mandar!

Você vai precisar de:

  • Retalhos de couro ou feltro
  • Cola quente
  • Régua
  • Tesoura
  • Caneta

  1.  Clique aqui para visualizar o molde da flor de couro. Imprima e passe para um papel mais resistente.
  2. Com uma caneta, risque o couro ou feltro seguindo os moldes. Se você quiser fazer uma flor grande, use os 5 tamanhos. Para uma flor menor, use até o tamanho nº 4.
  3. Para o miolo, corte uma tira de aproximadamente 10 cm de comprimento por 1,5 cm de largura.


  4. Comece pelo miolo: dobre a tira ao meio e cole com cola quente. Depois de colada, faça picotes em toda sua extensão, mas sem chegar a cortar completamente.


  5. Comece a enrolar toda a tira já picotada. Tente fazer o mais justo possível, para que fique bem certinho. No final, coloque um pingo de cola quente para segurar.


  6. Agora é hora de começar a montar a nossa florzinha. O segredo é fazer a virada da pétala, para que ela fique com volume. Pegue uma pétala pelo lado avesso, segurando bem ao meio. Empurre para fora a ponta da borda pelo lado direito, mantendo sempre os dedos segurando, e vire!


  7. Continue segurando a pétala pelo meio e cole no miolo com a cola quente. Passe pouca cola para não queimar os dedos e só solte depois de preso, senão a pétala perde a dobrinha. Vá colando uma a uma, intercalando as fileiras de trás.


  8. Depois de todas as pétalas coladas, acerte com a tesoura, caso alguma tenha ficado mais pontuda que as demais. Para arrematar a parte de baixo, corte um círculo de couro com tamanho suficiente para cobrir a base e cole com cola quente. Se quiser fazer um broche, por exemplo, cole a base de broche em cima deste círculo.


  9. Eba, a florzinha de couro  ficou pronta! Agora é usar a criatividade! Acima, duas sugestões de uso, a primeira como broche e a segunda como presilha.

Agradecimentos especiais à Cristiane, da Flor de Cris, que gentilmente cedeu este PAP para o blog. Além de fazer essas lindas flores de couro ela também faz bijuterias e acessórios super antenados com as tendências da moda, sem perder o toque artesanal.  Confiram a loja Flor de Cris no Elo7.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.