Pensando em reaproveitar todos os materiais que sobram de nossa produção, a Cristiane da Flor de Cris, mostra um passo a passo que transforma aquelas sobrinhas de couro (pode ser feito em feltro também), dando vida a uma linda e versátil florzinha.
Ela por si só já é uma graça e você ainda pode transformá-la em um acessório como broche, presilha, tiara ou o que sua imaginação mandar!
Você vai precisar de:
- Retalhos de couro ou feltro
- Cola quente
- Régua
- Tesoura
- Caneta
- Clique aqui para visualizar o molde da flor de couro. Imprima e passe para um papel mais resistente.
- Com uma caneta, risque o couro ou feltro seguindo os moldes. Se você quiser fazer uma flor grande, use os 5 tamanhos. Para uma flor menor, use até o tamanho nº 4.
- Para o miolo, corte uma tira de aproximadamente 10 cm de comprimento por 1,5 cm de largura.
- Comece pelo miolo: dobre a tira ao meio e cole com cola quente. Depois de colada, faça picotes em toda sua extensão, mas sem chegar a cortar completamente.
- Comece a enrolar toda a tira já picotada. Tente fazer o mais justo possível, para que fique bem certinho. No final, coloque um pingo de cola quente para segurar.
- Agora é hora de começar a montar a nossa florzinha. O segredo é fazer a virada da pétala, para que ela fique com volume. Pegue uma pétala pelo lado avesso, segurando bem ao meio. Empurre para fora a ponta da borda pelo lado direito, mantendo sempre os dedos segurando, e vire!
- Continue segurando a pétala pelo meio e cole no miolo com a cola quente. Passe pouca cola para não queimar os dedos e só solte depois de preso, senão a pétala perde a dobrinha. Vá colando uma a uma, intercalando as fileiras de trás.
- Depois de todas as pétalas coladas, acerte com a tesoura, caso alguma tenha ficado mais pontuda que as demais. Para arrematar a parte de baixo, corte um círculo de couro com tamanho suficiente para cobrir a base e cole com cola quente. Se quiser fazer um broche, por exemplo, cole a base de broche em cima deste círculo.
- Eba, a florzinha de couro ficou pronta! Agora é usar a criatividade! Acima, duas sugestões de uso, a primeira como broche e a segunda como presilha.
Agradecimentos especiais à Cristiane, da Flor de Cris, que gentilmente cedeu este PAP para o blog. Além de fazer essas lindas flores de couro ela também faz bijuterias e acessórios super antenados com as tendências da moda, sem perder o toque artesanal. Confiram a loja Flor de Cris no Elo7.