Home | Faça você mesmo | PAP: Aprenda a fazer uma flor de couro super versátil

PAP: Aprenda a fazer uma flor de couro super versátil

Pensando em reaproveitar todos os materiais que sobram de nossa produção, a Cristiane da Flor de Cris, mostra um passo a passo que transforma aquelas sobrinhas de couro (pode ser feito em feltro também), dando vida a uma linda e versátil florzinha.

Ela por si só já é uma graça e você ainda pode transformá-la em um acessório como broche, presilha, tiara ou o que sua imaginação mandar!

Você vai precisar de:

  • Retalhos de couro ou feltro
  • Cola quente
  • Régua
  • Tesoura
  • Caneta

  1.  Clique aqui para visualizar o molde da flor de couro. Imprima e passe para um papel mais resistente.
  2. Com uma caneta, risque o couro ou feltro seguindo os moldes. Se você quiser fazer uma flor grande, use os 5 tamanhos. Para uma flor menor, use até o tamanho nº 4.
  3. Para o miolo, corte uma tira de aproximadamente 10 cm de comprimento por 1,5 cm de largura.


  4. Comece pelo miolo: dobre a tira ao meio e cole com cola quente. Depois de colada, faça picotes em toda sua extensão, mas sem chegar a cortar completamente.


  5. Comece a enrolar toda a tira já picotada. Tente fazer o mais justo possível, para que fique bem certinho. No final, coloque um pingo de cola quente para segurar.


  6. Agora é hora de começar a montar a nossa florzinha. O segredo é fazer a virada da pétala, para que ela fique com volume. Pegue uma pétala pelo lado avesso, segurando bem ao meio. Empurre para fora a ponta da borda pelo lado direito, mantendo sempre os dedos segurando, e vire!


  7. Continue segurando a pétala pelo meio e cole no miolo com a cola quente. Passe pouca cola para não queimar os dedos e só solte depois de preso, senão a pétala perde a dobrinha. Vá colando uma a uma, intercalando as fileiras de trás.


  8. Depois de todas as pétalas coladas, acerte com a tesoura, caso alguma tenha ficado mais pontuda que as demais. Para arrematar a parte de baixo, corte um círculo de couro com tamanho suficiente para cobrir a base e cole com cola quente. Se quiser fazer um broche, por exemplo, cole a base de broche em cima deste círculo.


  9. Eba, a florzinha de couro  ficou pronta! Agora é usar a criatividade! Acima, duas sugestões de uso, a primeira como broche e a segunda como presilha.

Agradecimentos especiais à Cristiane, da Flor de Cris, que gentilmente cedeu este PAP para o blog. Além de fazer essas lindas flores de couro ela também faz bijuterias e acessórios super antenados com as tendências da moda, sem perder o toque artesanal.  Confiram a loja Flor de Cris no Elo7.

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. Feltro Assim :)

    Que lindo =)
    Faço um outro tipo de florzinha de Feltro (é preciso costurar na máquina)
    Vou testar esta florzinha para ver como fica o efeito no Feltro
    bjinhu

  2. Que orgulho! <3
    Amei o post, obrigada pelo prestígio!

  3. Ateliê Laço Rosa

    Lindo!! Parabéns!!!:)

  4. Aline Miranda Torres

    Parabéns ao trabalho da Cris. A flor de couro ficou uma graça!!

    Obrigada por compartilhar o passo-a-passo.

  5. Mariana Landim

    Lindas e fácil de fazer, parabéns!!

  6. Gladys Carneiro (SóCrochê)

    Amei, vou usar nas minhas embalagens. Obrigada Cristiane!

  7. minha cara,linda esta flor de couro,vc sabe me dizer, onde posso compra retalho de couro, pela internet, desde ja agradeço

    • Oi keila, pela internet não conheço mas pessoalmente sei que você encontra nas lojas do Brás. Abraços

  8. Karllatielly

    Oi.. Tudo bom..
    adorei as flores! Parabéns…
    Então, acho que você é a solução para um problema meu..
    sabe essa flor roxa? Então, comprei um lindo sapato ja faz uns dois anos, a ele veio com uma flor roxa feita de couro.. a flor de um dos pés se descolou e eu a perdi..
    Venho tendo muita dificuldade em encontrar tanto alguém que fabrique a flor, quanto alguém que venda o couro ROXO..
    Será que por um acaso você não poderia me ajudar??
    Preciso muito da sua ajuda..
    Acho que menos de meio metro de couro resolve o meu problema.. a flor eu consigo fazer… Só não tenho mesmo como encontrar o couro..
    Por favor.. me ajude..

    Grata desde já
    Espero muito ansiosa a sua resposta….
    Beijos
    E mais uma vez Parabéns pelas belas flores..

    • Sobre a flor de couro sugerimos que entre em contato com algum vendedor do Elo7 que trabalhe com o produto, possivelmente ele poderá lhe ajudar. Faça a busca por flor de couro https://www.elo7.com.br/lista/flor-couro.Espero que ajude! Abs

    • gostei muito da flor roxa,gostaria de saber de da para fazer a mesma flor em e.v.a

      • Olá Divanete, o EVA tem uma textura e flexibilidade diferente do couro, por isso, acho que exatamente neste formato você não consigo fazer. Mas, caso consiga adaptar, vem falar para gente!