Home | Faça você mesmo | Decoração | Para fazer (e iluminar): cúpulas decoradas

Para fazer (e iluminar): cúpulas decoradas

cupula2

Quem aí tem uma cúpula sem graça dando sopa num canto da casa? Pois considere o objeto o mais novo queridinho do pedaço. Reinventar cúpulas decoradas com tecido, botões, crochê e grelôs pode representar o toque que faltava para um cantinho apagado. O projeto não precisa ser complicado nem mesmo demandar técnicas ou muitos materiais complexos, basta um pouco de criatividade e cola para repaginar um lustre ou abajur. Veja nossa seleção de customizações!

Projetos com crochê: se a ideia de encapar cúpulas com crochê ainda não passou por sua cabeça, considere uma ótima opção. Quem domina a técnica pode descobrir um novo uso para os granny squares ou quadradinhos da vovó. (Tem pap aqui). Uma faixa com pontos decorativos ou alguns quadrados coloridos já são suficientes para deixar aquela luminária caidinha o destaque da sala. Vale a pena garimpar também um caminho de mesa ou toalha que estejam sendo pouco usados… Não é que podem virar matéria-prima para a customização? Antes de começar o projeto, apenas certifique-se da altura da cúpula e tamanho necessário para a toda volta. E então, boa criação!

cupula

Praticidade com botões: para ter o abajur com estilo e cara novos em instantes, não há solução melhor. Aposte nos botões! É possível colar com pistola de cola quente no tecido da cúpula como neste projeto, como também pregá-los com linha. Finalizar a customização com fio de mini pompons ou grelô também é uma ótima ideia para as bordas. A nova luminária divertida vai ficar perfeita para a mesa do ateliê ou criado mudo do quarto.

cupula1

Colagem de tecidos: quando as cores anteriores não têm vez com a decoração do espaço ou o tecido original já está gasto, forrar com nova padronagem é a solução. Neste passo a passo, fica fácil aprender como tirar o molde da cúpula e encapar com acabamento bem delicado. Vale colar sinhaninhas, rendas ou até pingentes para dar graça ao projeto. Quem gosta de praticar o upcycling e dar nova chance a materiais, é a oportunidade de usar garrafas de vidro como base do abajur. Que tal o reaproveitamento?

Ficam as dicas para iluminar com toque artesanal um ambiente da casa ou ateliê. Antes de eliminar aquele objeto velhinho, experimente vê-lo com outros olhos! Não há nada que materiais de armarinho não deem cara nova!

Imagens: Remobília, blog Ju Padilha, blog Mulher decidida, Casa de Retalhos

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.