Home | Faça você mesmo | Para fazer (sempre): exercícios funcionais no trabalho!

Para fazer (sempre): exercícios funcionais no trabalho!

Ficar horas no computador, exercer funções repetitivas ou passar muito tempo sentada faz parte da sua rotina diária? Se balançou a cabeça para uma ou todas as perguntas, dedique alguns momentos do dia para fazer exercícios funcionais e alongamentos. Vale a pena colocá-los na sua check-list diária!

O hábito da boa postura e relaxamento dos músculos são muitas vezes deixados de lado em dias repletos de afazeres. Mas as dores e indisposição podem aparecer antes mesmo da jornada de trabalho terminar. Por isso separamos algumas  sugestões de exercícios para fazer  em casa, sem precisar de muito espaço.

Postura ereta: Sentar com a coluna torta, escorregar na cadeira, depositar o peso do corpo nos quadris ou pender o pescoço são sinais de alerta para desenvolver um problema nas costas. Manter a coluna reta com o encosto da cadeira regulado e como suporte para as costas ajuda a deixar os músculos menos enrijecidos e aumenta a produtividade.

Pés no chão: Ao trabalhar sentada, é comum levantar as pernas sobre a cadeira, cruzando-as ou deixando as duas sobre um dos pés. Acontece com você? Então é hora de rever a postura e deixar os pés no chão. Manter o joelho dobrado em 90 graus ajuda a postura e evita dores. Além disso, é fundamental estender sempre que possível as pernas e elevar os pés ficando sob a pontinha dos dedos.

Pulso e braços: Movimentos no teclado e mouse, assim como cortar muito tecido e/ou papel, repetições de movimento na máquina de costura e outros podem causar tendinite ou problemas no punho. Para evitar, lembre-se de fazer movimentos circulares com o pulso no sentido horário e anti-horário a cada hora. Usar a garrafinha de água cheia pode servir de peso para exercitar o ombro e braços.

Pescoço relaxado: De tempos em tempos, deixe de lado a visão do monitor e  gire o pescoço de um lado para o outro lado. E também alongue pendendo o pescoço no sentido frente e trás.

Agora uma colinha com as boas práticas ao usar o computador. Para rever seu ambiente de trabalho e checar se tudo anda mesmo em ordem!

Uma dica final bem importante! De tempos em tempos levante para para mexer o corpo, relaxar a vista e alongar os membros.

Lembra-se sempre que as pausas para exercícios funcionais não vão prejudicar o seu rendimento! Muito pelo contrário, elas serão aliadas da produtividade. :)

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.