Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo: bandeiras de tecido (com molde)

Faça você mesmo: bandeiras de tecido (com molde)

bandeiras

Oi, gente! Vamos a mais um passo a passo simples para deixar a casa cheia de carinho? Bandeirolas serão o projeto da vez! Quem não tem tanta amizade com agulhas e linhas de costura vai conseguir fazer bandeirinhas de tecido num piscar de olhos! Nem se preocupe com o fato do tecido desfiar sem costura, vou mostrar duas formas de evitar isso. De resto, é só usar sua criatividade!

Material necessário 

materiais

  • Tecidos com estampas diversas
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Molde da bandeirinha no formato de sua preferência
  • Aviamentos para decorar as bandeirinhas
  • Película termocolante para fixar tecido em tecido ou fita dupla-face

Como fazer

Molde:

Para os moldes das bandeirinhas, quis sair um pouco do óbvio e fiz formatos variados. O triangular mede 16×14, o redondo médio tem 11×11 e menor tem 11×7,5cm (só adaptar o tamanho do molde). Lembre-se sempre de fazer no molde uma aba de 2cm na parte de cima, onde será passado o fio ou fita para montar o varal da bandeirinha. Temos um risco pronto aqui, só baixar, imprimir e passar para o tecido.

Barra sem costura:

Opção 1 – usando a  fita dupla-face

  • Risque o molde no avesso do tecido e depois contorne o risco colando a fita dupla-face,
  • Recorte o tecido deixando uma borda de 1,5cm e tire a parte da fita que não tem cola,
  • Ai é só colar a sobra do tecido na fita dupla-face e você terá uma barra sem costura!

truque

Opção 2 – usando termocolante

Se preferir a película termocolante, você terá que riscar o molde não no tecido, mas na película (siga sempre as instruções do fabricante).  Una o avesso do tecido com a película e passe o lado do papel a ferro por 5 segundos (sem o vapor). Depois, retire o papel e recorte bem em cima do risco. Pronto!

termo

Hora da criatividade!

Utilizei um viés dobrado ao meio para fazer o varal, então dobrei aquela aba de 2cm já com o viés dentro e colei com cola quente. Você pode usar uma fita de cetim, um cordão, uma linha diferente. O que preferir e tiver por perto!

vies

Para criar um efeito ainda mais charmoso, você pode incrementar suas bandeirinhas com contas, laços, apliques, etc. Eu também colei a pontinha do viés, formando uma argolinha e prendi na parede com preguinho mesmo. O acabamento ficou bem bacana.

decore

De tão fofo que ficou o resultado, resolvi colocar no quarto da minha filha Luiza! Mas as bandeirinhas são detalhes super versáteis e dependendo do formato e estampa do tecido, podem ser usadas em salas, em quartos de menino, em varandas, em festas. Abuse da criatividade! Aqui mesmo no blog tem um post com uma porção de ideias.

quarto

Espero que tenham gostado! Eu amei.

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.