Home | Faça você mesmo | Passo a passo de artesanato: faça você mesmo

Passo a passo de artesanato: faça você mesmo

Se tem uma coisa que é buscada em sites e blogs por quem ama trabalhos manuais é passo a passo de artesanato. Com fotos, descrições das etapas, materiais e macetes, é possível aprendermos de tudo e nos capacitarmos em novos ofícios.

As técnicas podem ser aplicadas à decoração, à festa, à moda, acessórios, a enxoval de bebê, a culinária. Com tutorial e nossa boa vontade, é possível desbravar novas habilidades e fazer com as próprias mãos algo totalmente novo!

passo a passo de artesanato

Passo a passo de artesanato: faça você mesmo

Aqui no blog do Elo7, a gente adora um passo a passo e sempre se esforça para ensinar diferentes projetos, com diferentes graus de dificuldade. Vão desde o nível 0 de dificuldade até aqueles que necessitam de um pouco mais de amizade com uma máquina de costura ou furadeiras. Vamos relembrar alguns?

Continue a leitura abaixo e desvende outros projetos que nunca pensou em produzir com as próprias mãos.

Passo a passo de artesanato: projetos com tecido

Porta-treco na moldura

Com moldura colorida, tecidos a sua escolha, tesoura e cola branca, esse passo a passo pode gerar um presente, um organizador para sua sala, quarto ou ateliê. Neste post há o tutorial e você checa as fases do processo criativo.

porta-treco na moldura

Porta-treco para carro com costura

Com habilidade com máquina de costura, esse passo a passo de artesanato de ensina a fazer um organizador para carro. O projeto é útil para guardar coisas de criança, desde artigos de higiene até brinquedos para entreter em uma viagem. Confira nesse conteúdo como fazer.

 Porta-treco

Passo a passo de artesanato: projeto com vinil

Decoração com disco de vinil e caneta

Depois da volta das vitrolas e decor com estilo retrô, a onda é colorir os LPs e transformá-los em quadros para parede. Vamos aprender como pintar disco de vinil com caneta? É mais fácil que imagina e com a caneta certa vai virar um item lindo e personalizado. Vem ver neste post o tutorial completo e crie para sua casa ou para dar de presente.

como pintar disco de vinil

Passo a passo para criar acessórios da moda

Pulseira Chan Luu

Já tem intimidade com pérolas, miçangas e outras contas? Faça a sua pulseira Chan Luu com materiais que tenha em casa e desfile com ela por aí no verão! A ideia desse passo a passo é te apresentar a base da técnica e depois pode criar da forma que mais gostar.

Pulseira de couro, aprenda em vídeo

No vídeo e descrições detalhadas no post você vê como faz! Para o nosso modelo, escolhemos um bracelete de laço bem charmoso. Combina com looks de inverno e românticos. Já fez algum acessório? Esse é um modelo simples para começar a se aventurar. Aprenda o passo a passo aqui!

pulseira de couro

Estojo ou necessaire

A higiene é fundamental. E você já pensou em fazer o seu próprio kit de higiene bucal para levar na sua bolsa? No faça você mesmo de hoje, você vai aprender a fazer o seu com plástico translúcido, assim, você pode visualizar com mais facilidade o que está dentro do acessório. Neste passo a passo você confere em detalhes!

porta-tiaras de fita de cetim

Porta-tiaras para meninas

Se está difícil para organizar os acessórios da filhota (ou os seus próprios), temos hoje um faça você mesmo que pode ser uma boa solução, além de ser muito fácil de executar! O porta-tiaras de fita de cetim requer poucos materiais e você pode customizá-lo com patches ou botões. Veja como fazer e organize os acessórios com o seu porta-tiaras de fita de cetim!

Passo a passo para festas

Vaso ou copo de vidro de abacaxi

O faça você mesmo com reaproveitamento de vidros de geleia ou conserva é um dos nossos preferidos, pois os vidros permitem uma versatilidade enorme de criações para casa ou para festa. Esse passo a passo de artesanato te incentiva a pintar e reutilizar o que iria para o lixo. Aprenda aqui os macetes.

vaso de abacaxi 2

Arranjos com bolas de Natal

Mais uma forma de reaproveitar o que já temos com um passo a passo de artesanato. Que tal criar um arranjo lindo com bolinhas natalinas? Com materiais fáceis de encontrar (talvez até já os tenha por aí!), esse faça você mesmo propõe dar uma cara nova para os enfeites das festas fim de ano. Veja como fazer bolas de Natal decoradas para ser utilizadas como centro de mesa ou espalhar cor e espírito natalino pela casa! Confira o material completo e crie também.

Passo a passo para eventos especiais

Convite de chá de bebê

Faça você mesmo um convite para chá de bebê! E para cada festa, um convite especial. Para essa comemoração que é a chegada de um baby, nada mais justo que um mimo já antes mesmo começar a festa! Vamos ver como fazer convite chá de bebê mini fralda? A proposta é criar com papel ou tecido uma mini fralda com direito a alfinete. Ela que vai guardar a mensagem para cada convidado e possivelmente com o que presentear. Vamos conferir o passo a passo? Faça você mesmo, confira aqui!

convite chá de bebe

Placas de madeira para festas

Esse projeto ensina as etapas para criação de plaquinhas de casamento com tinta ou até mesmo caneta permanente. Veja suas dicas e boa criação! Crie com diferentes mensagens. Use para animar tanto para decoração como a cerimônia! Nesse conteúdo, uma artista mostra como criar você mesma!

Todos esses projetos te animaram a se iniciar no artesanato?

Encontre no Elo7 materiais para você criar e receber tudo sem sair de casa.

+ Inspire-se também com nossa comunidade criativa! Mergulhe no site e veja quanta coisa bacana e manual!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.