Home | Faça você mesmo | Passo a passo de jogo americano: como fazer

Passo a passo de jogo americano: como fazer

O faça você mesmo de hoje é para a mesa! Na correria diária, acabamos deixando de lado alguns detalhes que poderiam tornar os momentos das refeições em casa muito mais agradáveis. Variar toalhas, jogos americanos, louças, guardanapos ou adicionar elementos decorativos à nossa mesa, podem dar um novo charme à refeição, saindo um pouco da rotina e acrescentando ao momento um toque especial. Hoje vamos mostrar um passo a passo de jogo americano realizado pela criativa da loja Retalhos e Alinhavos.

Uma maneira simples de inovar é usar e abusar dos jogos americanos que, além de práticos, complementam a decoração e podem ser utilizados em várias ocasiões.

jogoamericano1

Passo a passo de jogo americano: projeto criativo

Pensando em ajudar você a elaborar sua própria coleção de jogos americanos, montamos aqui o passo-a-passo ilustrado de um modelo dupla face que pode ser bem explorado. O segredo está em fazer uma boa escolha na seleção dos tecidos e caprichar no acabamento.

Para executar este projeto, é necessário que tenha noções básicas de costura à mão, utilização de maquina de costura e instrumentos de corte (base, régua, cortador circular).

passo a passo de jogo americano

Passo a passo de jogo americano: faça você mesmo

Tamanho final da peça: 35 cm x 45 cm

Valor médio de custo de produção* (material para 1 unidade):  R$23,00

*Estimativa realizada com base na execução de um par de jogos americanos, maximizando o aproveitamento do material. O valor pode oscilar consideravelmente dependendo do material utilizado.

passo a passo

Material necessário:

  • Tecido neutro 100% algodão para borda e viés = 20 cm x 140 cm
  • Tecido estampado 100% algodão para centro = 30 cm x 40 cm
  • Tecido para fundo 100% algodão = 50 cm x 50 cm
  • Manta acrílica resinada = 50 cm x 50 cm
  • Linha branca e na cor desejada para o quilt (matelassê), ambas 100% algodão

Instrumentos e materiais de trabalho

  • Máquina de costura
  • Alfinetes e agulha de costura
  • Ferro e tabua de passar
  • Tesouras grande e pequena
  • Tábua de corte (desejável)
  • Cortador circular (desejável)
  • Vincador para tecido (desejável)
  • Cola spray temporária para tecidos (desejável)
  • Goma para passar, diluída conforme instruções do fabricante (desejável)

jogoamericano3

Execução 

  1. Passe a ferro todos os tecidos antes de começar o trabalho.
  2. Para as bordas e o viés do jogo americano, corte duas tiras do tecido neutro, com 6cm cada, na largura total do tecido (1,40m). Guarde o restante do tecido, pois talvez venha a ser necessário adicionar emenda ao viés.
  3. Corte um retângulo de 27cm x 37cm do tecido estampado.
  4. Para o fundo e recheio, corte tanto o tecido complementar quanto a manta na mesma medida: 50cm x 40cm.

Separe uma das tiras para o viés e corte a outra em 4 peças de 37cm cada. Costurando as tiras ao tecido de centro: alfinete as tiras horizontais ao tecido do centro para evitar que fujam do alinhamento.

jogoamericano4

Costure a uma margem de 0,5cm. Passe a ferro virando toda a costura para o tecido da barra. Repita o processo para as tiras laterais.

+ Quilt livre: saiba mais sobre a técnica

+ O que é quilting

Acabamento

Passe cola spray nos dois lados da manta (pequena quantidade, respeitando as instruções do fabricante). Coloque-a alinhada ao tecido do fundo e deite o tecido da frente sobre o outro lado da manta. Passe a ferro ambos os lados do conjunto.

jogoamericano5

Alfinete as quinas do trabalho e execute um quilt (matelassê) de sua preferência com a linha escolhida. O quilt, além de ser decorativo, é necessário para unir o sanduíche. Com a régua e o cortador circular, acerte as bordas que ultrapassam os limites do tecido da frente. O sanduíche deverá ficar com a medida de 33cm x 43cm.

+ Criações incríveis com tecidos: vem ver!

jogoamericano6

Colocando o viés: repare que talvez este precise de uma emenda. Sendo assim, use o restante do tecido que estava reservado, cortando uma outra faixa de 6cm e emendando-as a 45 graus. Dobre a tira reservada para o viés ao meio, ao comprido, marcando com o ferro de passar. Dobre um dos lados na diagonal.

Inicie a colocação do viés, primeiro pelo lado da frente do jogo americano, depois pela parte de trás. Para um melhor acabamento, a costura da parte de trás pode ser feita à mão com ponto invisível. É importante atentar para as dobras das quinas no momento da costura, de forma que fiquem bem acabadas.

jogoamericano7

Pronto! Seu jogo americano já pode ser usado!

Gostou do passo a passo de jogo americano?

Dicas importantes: para um bom resultado no trabalho, além de utilizar a prancha de corte, régua própria para tecidos e cortador circular com lamina em bom estado, é interessante que as peças de tecido sejam engomadas, passadas e alinhadas pelo fio antes de serem cortadas.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.